Lourinhã tem cinco praias qualificadas com Qualidade de Ouro

05-06-2019
 Lourinhã tem cinco praias qualificadas com Qualidade de Ouro
Quem o diz é a Quercus, na lista final do Galardão Qualidade de Ouro! A Associação Nacional de Conservação da Natureza – Quercus atribuiu em 2019 este selo de qualidade a 375 praias costeiras, interiores e de transição, sendo que cinco delas pertencem ao concelho da Lourinhã: Areia Branca, Areal Sul, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão.

Esta avaliação efetuada pela Quercus não envolve qualquer processo de candidatura e baseia-se apenas na qualidade de todas as águas balneares das praias identificadas na lista. A informação utilizada tem por base informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

A lista final divide-se por sete regiões, entre as quais se destaca a Região Tejo e Oeste - onde se inclui a Lourinhã – com 90 distinções, seguida da Região do Algarve (87) e da Região Norte (74).

Em comunicado oficial, a Quercus garante que o Galardão Qualidade de Ouro - criado e desenvolvido há mais de 10 anos – vai, a partir do presente ano, aumentar o rigor de atribuição destas distinções através de novos critérios de avaliação. Nesta comunicação oficial a associação alertou ainda para o flagelo do lixo marinho, onde pode ler-se:

“O lixo marinho é considerado pela Quercus um problema que urge enfrentar e mitigar. Tendo presente que 80% do lixo marinho é produzido em terra, e só posteriormente transportado para o ambiente marinho, este facto representa um fator adicional de pressão para a qualidade da água, para a qualidade da areia, e para os ecossistemas da envolvente balnear, geralmente muito sensíveis.

A pressão adicional gerada sobre as praias, proveniente do elevado crescimento do turismo, é um fator de grande preocupação. A Quercus recomenda assim a todos os concessionários de praia que tenham especial atenção no que respeita à limpeza do areal; a substituição dos sacos do lixo sempre que se justifique; bem como a importância da correta sinalização e identificação dos caixotes do lixo disponíveis ao longo do areal.

A Quercus recomenda também aos concessionários, municípios, e a todas as entidades com responsabilidades na costa, a promoção e realização de ações de sensibilização sobre o problema do lixo marinho e o papel de cada um no seu combate.”


  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.