Município e agrupamentos de escolas do concelho criam Rede de Bibliotecas

06-02-2019
 Município e agrupamentos de escolas do concelho criam Rede de Bibliotecas
A Biblioteca Municipal da Lourinhã foi o local escolhido para assinar o protocolo de cooperação entre o Município da Lourinhã e os dois agrupamentos de escolas do concelho, marcando assim a criação da Rede de Bibliotecas da Lourinhã e o lançamento do respetivo catálogo concelhio e portal digital.

A cerimónia aconteceu ontem, dia 5 de fevereiro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, que deu início à sessão destacando o empenho da autarquia “em criar novas respostas e promover a literacia através da promoção do livro e da leitura”. No discurso de abertura, o autarca relembrou ainda algumas das iniciativas e projetos implementados no concelho, como a Biblioteca de Praia, o Festival Literário Livros a Oeste, o investimento constante em novas obras para a Biblioteca Municipal e muito mais.

João Duarte de Carvalho deixou ainda um agradecimento a todas as entidades presentes, entre elas a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, representada por Silvestre Lacerda, que interveio dando a conhecer alguns pormenores relevantes, como o facto do concelho da Lourinhã ser o que mais investiu em novos livros na Região Oeste nos últimos anos, aproximando-se daqueles que mais investimento têm feito a nível nacional.

“Queria salientar o trabalho desenvolvido na Lourinhã e este trabalho em rede, que é necessário desenvolver nos municípios, nas comunidades intermunicipais e nas redes nacionais de bibliotecas escolares. Esta perspetiva de trabalho em rede, em que cada um sai da sua zona de conforto, é significativo para o utilizador e temos a partir de hoje um belo exemplo na Lourinhã. Desafio ainda a comunidade intermunicipal a beneficiar desta iniciativa e de outras, como o Festival Literário Livros a Oeste, e assumir isto como um trabalho intermunicipal e um exemplo do que pode ser feito com a partilha de recursos”, concluiu o responsável.

A Coordenadora Nacional do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, também marcou presença, deixando rasgados elogios ao projeto Rede de Bibliotecas da Lourinhã.

“Só em conjunto é que podemos lutar por esta ideia de que a leitura é fundamental. Espero que esta rede se consolide, se estruture e convirja na agilização dos trabalhos, tornando-se sustentável”, realçou.

A apresentação do catálogo concelhio e do portal ficou a cargo da Coordenadora concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Rute Nunes, que agradeceu o empenho do Município neste projeto através da disponibilização de meios para que fosse possível concretizá-lo. A responsável enalteceu ainda o trabalho dos vários técnicos municipais envolvidos.

A plataforma está disponível em http://rb.cm-lourinha.pt, permitindo a todos os cidadãos a consulta do catálogo concelhio, que engloba os livros disponíveis em todas as bibliotecas escolares do concelho, Biblioteca Municipal e ainda no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

“É uma plataforma viva e aberta a todas as bibliotecas do concelho. Os parceiros podem aumentar se formos abordados por bibliotecas de associações ou de outro âmbito e que tenham tratamento documental. Este portal vai ainda permitir uma forte rentabilização de recursos nas escolas”, realçou Rute Nunes.

O portal da Rede de Bibliotecas da Lourinhã vai transformar-se assim numa ferramenta de trabalho para todos os professores e alunos do concelho e pretende-se que a sua utilidade seja alargada a toda a população.

Ao longo da cerimónia foi ainda apresentado o logótipo oficial, que resultou de um concurso lançado em 2018 e que premiou a dupla de trabalho formada por Helena Garcia, mestre em Publicidade e Marketing, e Catarina Boavida, mestre em Design de Comunicação. O logotipo é inspirado numa pegada de dinossauro e no livro e apresenta-se como o formato de pegada com quatro livros abertos na parte inferior e três na parte superior.

A cerimónia contou ainda com a intervenção e presença de alguns alunos do concelho, com o momento da abertura a ser ocupado por uma leitura expressiva por parte de um aluno do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, que entoou um excerto da obra “A Biblioteca”, de Umberto Eco, e a ser finalizada com um momento musical protagonizado por alunos do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, pelo Diretor do Agrupamento de Escola da Lourinhã, Bruno Santos, e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, Pedro Damião.

A cerimónia terminou com um lanche servido por alunos do curso de Pastelaria/Panificação do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e do curso técnico de Restauração – variante restaurante/bar – do Agrupamento de Escolas da Lourinhã.

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.