1ª Quinzena Gastronómica do Carapau entre 15 e 30 de junho

09-04-2019
1ª Quinzena Gastronómica do Carapau entre 15 e 30 de junho
Foi ontem apresentada nas instalações da Agência ECOCOAST, na Maceira, a 1ª Quinzena Gastronómica do Carapau, que a entidade gestora do Grupo de Ação Local ecoMAR irá promover para a área costeira dos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã.

A 1ª Quinzena Gastronómica do Carapau irá decorrer entre 15 e 30 de Junho, nos restaurantes aderentes ao evento, devidamente identificados, onde o consumidor encontrará sempre um prato dedicado ao carapau. O evento integra-se num conjunto alargado de atividades que a Agência ECOCOAST está a organizar em parceria com os municípios envolvidos, a DOCAPESCA, a Escola Profissional SEMINFOR, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, as Juntas de Freguesia e a comunidade escolar. Algumas das atividades programadas são ações de sensibilização nas escolas, workshops de degustação de carapau ou ainda palestras temáticas relacionadas com a saúde e o consumo de pescado.

Na sessão de apresentação desta 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau estiveram presentes os presidentes dos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã, Carlos Bernardes e João Duarte de Carvalho, um representante da DOCAPESCA e cerca de 20 empresários da restauração de ambos os concelhos.

Considera-se que esta quinzena dedicada à promoção do carapau pode traduzir-se numa mais-valia para o território, promovendo o tecido empresarial local e as empresas, bem como fomentar a valorização desta espécie, que não se encontra em risco, nem com quotas à sua captura, e que tem diversos benefícios associados ao seu consumo.