Mais de 40 receitas, espalhadas por 14 restaurantes da Lourinhã, com uma das três melhores aguardentes a nível mundial

7ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

30-10-2018
7ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã
Entre 15 e 25 de novembro, irá realizar-se a 7ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, um evento que pretende promover este produto de excelência e que é considerada uma das três melhores aguardentes do mundo.

Durante 11 dias, a Aguardente DOC Lourinhã será o ingrediente “estrela” de 41 receitas gastronómicas, que vão dos doces aos salgados, uma mistura rica entre pratos portugueses tradicionais, reinventados à luz deste ingrediente, e pratos modernos e inovadores, criados a propósito do evento. Estas receitas poderão ser apreciadas em 14 restaurantes da Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã.
Começando por entradas variadas que incluem as tradicionais Pataniscas de Bacalhau com Aguardente DOC Lourinhã, mas também pratos inovadores e modernos como Tártaro de Novilho com redução de Aguardente DOC Lourinhã ou Sopa de Peixe aromatizada com Aguardente DOC Lourinhã e telhas de trigo, passando, esta quinzena tem um pouco de tudo para lhe abrir o apetite e descobrir onde a gastronomia inclui bebidas espirituosas que satisfazem o paladar dos mais curiosos.

Para prato principal é possível degustar, entre outros pratos, Lombo de Tamboril glaciado, aveludado de Aguardente DOC Lourinhã e Algas e texturas de Abobora, Spaghetti Al Nero Di Gamberi com Aguardente DOC Lourinhã, Entrecôte de Novilho Maturado flamejado em Aguardente DOC Lourinhã ou ainda Tamboril com Cogumelos e Camarão e Aguardente DOC Lourinhã.

Por fim, e como não poderia deixar de ser, serão servidas várias sobremesas, entre as quais destacamos Suflê de Aguardente DOC Lourinhã em cúpula de Chocolate, Doce Maçã Reineta e Caramelo com Aguardente DOC Lourinhã ou ainda Pudim de Abóbora com Aguardente DOC Lourinhã.

Além da componente gastronómica, a iniciativa contará ainda com a exposição de pintura “Aguardente DOC Lourinhã & Arte”, a decorrer durante todos os dias do evento, na Adega Cooperativa da Lourinhã e com o habitual Dia Aberto de Visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, no dia 17 de novembro às 15H30 (mediante inscrição prévia). Haverá ainda, a decorrer no Espaço Sabores Lourinhã, confeção e degustação de doçaria com Aguardente DOC Lourinhã, no dia 18 de novembro, pelas 15h30 (também mediante inscrição prévia).

“A Aguardente DOC Lourinhã, além de ser a única Aguardente DOC em Portugal, é uma das três melhores do mundo, o que nos deixa orgulhosos. Com a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, a autarquia promove este e outros produtos da região, contribuindo para a valorização da cultura gastronómica da zona e dinamizando a economia local”, afirma João Serra, Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo e Competitividade.

“O crescente número de visitantes, a inovação aplicada nas receitas de ano para ano, explanam o sucesso das seis edições realizadas e comprova, por si só, a importância de reinventar e comunicar produtos como a Aguardente DOC Lourinhã”, conclui o responsável.

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã  é organizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, e vários estabelecimentos de restauração.

Entre os restaurantes que este ano irão participar no desafio da autarquia encontram-se: Alma Nova, Barracão do Petisco, Castelo, Chico Neto, Dinossauro, Estadium Steakhouse, Pão de ló, Paraíso da Foz, Pizzaria da Praia, Pizza & Companhia, Terra a Terra, Vista Mar by Noiva do Mar, Zambujo e Yukimura Sushi Bar.

Sobre a Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã
A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” comemora 26 anos em 2018 (foi criada a 7 de março de 1992) e é composta por cinco municípios (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras). A Região, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa.