A 19 de maio: Passeio com História "O Foral da Lourinhã"

04-05-2018
A 19 de maio: Passeio com História
Decorre, no próximo dia 19 de maio, o Passeio com História "O Foral da Lourinhã", uma iniciativa conjunta do Município com o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã (CEHL), agendada para as 15h00.

Trata-se de uma ação da agenda comemorativa dos 800 anos da Confirmação do Foral da Lourinhã, que vai dar a conhecer espaços e monumentos relacionados com este facto e documento "fundador " da identidade da Lourinhã como território.

Guiado pelo CEHL, o passeio começa na Igreja de Santa Maria do Castelo, monumento nacional (séc. XIII) e o edificado histórico mais antigo da Lourinhã, abordando-se entre outras curiosidades, aspetos relacionados com a existência de uma antiga muralha exterior e as marcas existentes nas pedras do seu interior. O Passeio continua com passagem  pelas antigas Pedras de Armas da vila e por outros elementos materiais da história local, terminando no Museu da Lourinhã. A iniciativa culmina com a visita à mostra "O Foral", patente no Sítio na Rua (Rua João Luis de Moura).

As participação é gratuita, mediante inscrição prévia até 17 de maio, através do email cultura@cm-lourinha.pt. Na inscrição deve ser indicado o nome, data de nascimento, número de identificação fiscal e contacto telefónico. Mais informações podem ser obtidas através do tel. n.º 261 410 186

Com o apoio do GEAL – Museu da Lourinhã, este Passeio com História está inscrito nas celebrações do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

OS PASSEIOS COM HISTÓRIA

Recorde-se que os Passeios com História são uma iniciativa desenvolvida pelo Município da Lourinhã e pelo CEHL, desde 2015, dando a conhecer locais, estórias e pessoas associados à história, cultura e património local. Os Passeios com História são ocasião para conhecer e compreender o passado comum, condição fundamental para preparar o futuro e promover o desenvolvimento das comunidades.