Época balnear 2020 com distanciamento social e ocupação máxima

26-06-2020
Época balnear 2020 com distanciamento social e ocupação máxima
[+] Fotos
Arranca amanhã, 27 de junho, a época balnear no Concelho da Lourinhã. Este ano, decorrente da pandemia por COVID-19, estão definidas regras de distanciamento social e limite de ocupação máxima do espaço, já afixadas nos acessos principais das praias, assim como informação da sinalética de praia, definida pela Agência Portuguesa do Ambiente.

No que respeita à ocupação, esta agência definiu que os cidadãos deverão verificar a afluência às praias próximas, consultando a app InfoPraia, preferindo as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade. A mesma informação pode ser consultada na versão web através do link http://infopraia.apambiente.pt ou, no caso do concelho da Lourinhã, em cada uma das praias, onde estarão afixadas bandeiras de sinalização, geridas pelos concessionários das praias:

• Areia Branca – 600 a 800 utentes, considerando a maré
• Areia Branca / Foz – 2300 utentes
• Areal Sul – 3200 utentes
• Peralta – 1400 utentes
• Porto Dinheiro – 600 utentes
• Valmitão – 130 utentes

Este ano, também devido à situação pandémica, a limpeza e desinfeção das instalações sanitárias, posto de 1º socorros dos apoios de praia e recolha de resíduos dos contentores de praia será assegurada pelo Município da Lourinhã, apesar de a competência recair nos concessionários de praia.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, a água balnear tem resultados de análise excelentes (ver https://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=2.1), o que permite aos banhistas usufruírem das praias em segurança.