Ação de sensiblização ambiental "A nossa casa é um planeta" chega a 300 alunos do concelho

06-02-2020
Ação de sensiblização ambiental
A ação de sensibilização “A nossa casa é um planeta”, realizada no âmbito do Programa Ecovalor 2019/2020, passou pelo concelho da Lourinhã nos dias 3 e 5 fevereiro, tendo chegado a 300 alunos da Escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira e da Escola Básica de Ribamar.

No total, foram realizadas oito ações, que têm vindo a ser desenvolvidas em regime de roadshow itinerante, com recurso a um planetário insuflável, onde é projetado um filme em 360o. Os objetivos e conteúdos da ação são os seguintes:

· Promoção da redução de resíduos urbanos (RU) na origem, através da alteração de hábitos de consumo;
· Sensibilização ambiental para a Gestão Integrada dos Resíduos e política de 3R;
· Instrução e sensibilização ambiental sobre boas práticas face aos RU e para a correta utilização dos equipamentos de deposição de RU;

A ação "A nossa casa é um planeta" contribui assim para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

O Município da Lourinhã coordena o Programa Ecovalor 2019/20 no território concelhio, no qual se insere esta ação de sensibilização. Recordamos que este desafio coletivo de reciclagem visa o envolvimento de toda a comunidade, em torno do objetivo comum da separação de resíduos, enquanto processo que contribui para um melhor ambiente. Este desafio é dirigido não só à comunidade escolar, como a diversas entidades existentes no concelho, contando com a participação de: associações/instituições, IPSS, lares de idosos e agrupamentos de escuteiros.

As recolhas tiverem início no mês de novembro e prolongam-se até ao início do mês de maio. Os concursos finalizam em junho com a divulgação de resultados e entrega de prémios.

O Programa Ecovalor 2019/2020 à semelhança dos anteriores continua com as seguintes ações:
• Concurso No Amarelo é que está a dar! *
• Concurso No Azul é que está a dar!**
• Visitas às instalações da Valorsul
• Ações de sensibilização
• Disponibilização de Composto RicaTerra

A edição deste ano conta com a atribuição de três prémios de desempenho aos melhores em cada concurso. Consulte as escolas e instituições participantes e os resultados intermédios desta edição aqui.