Aspirante a Geoparque Oeste assina protocolo com o Politécnico de Leiria

30-06-2020
Aspirante a Geoparque Oeste assina protocolo com o Politécnico de Leiria
[+] Fotos
Ontem, 29 de junho, foi assinado um protocolo de parceria relativo à cooperação entre os municípios que constituem este projeto e o Politécnico de Leiria, na candidatura do Aspiring Geoparque Oeste a património reconhecido pela UNESCO.

A cerimónia de assinatura contou com a presença dos Presidentes das Câmaras da Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, do Presidente da Direção do aspiring Geoparque Oeste, João Serra, do Presidente do Politécnico de Leiria, do Subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM-Politécnico de Leiria).

Em 2018, o municipio da Lourinhã integrou, juntamente com reconhecidas instituições e 4 municípios, o projeto de criação do Aspiring Geoparque Oeste para a apresentação de uma candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO. Esta candidatura ressalta, acima de tudo, a relevância geológica do nosso território a nível internacional, centrada no período Jurássico e com fósseis singulares, bem como o património cultural diversificado e historicamente importante, continuamente protegido e valorizado pelas nossas comunidades locais, com identidades e dinâmicas sociais fortes.

Este aspirante a geoparque abarca uma área de aproximadamente 880 km2, traduzindo a área conjunta e vontade associativa dos referidos cinco municípios. Em termos geológicos, a maior parte das rochas à superfície são Jurássicas, sendo possível também observar rochas de outras idades, como do Cretácico, contando assim uma história com mais de 200 milhões de anos.  Os visitantes do território poderão usufruir do património natural e cultural, assente num desenvolvimento sustentável da região do aspiring Geoparque e envolvendo os seus cerca de 160 mil habitantes.*

*Fonte - https://www.facebook.com/Aspiring-Geoparque-Oeste-109742534097344/