Avança procedimento para a construção dos sistemas elevatórios de saneamento de Moledo, Feteira, Reguengo Pequeno e Pena Seca

03-07-2018
Foi publicado, no dia 26 de junho, em Diário da República, o procedimento para a empreitada das Águas do Tejo e Atlântico, S.A. referente à construção dos sistemas elevatórios de saneamento de Moledo, Feteira, Reguengo Pequeno e Pena Seca.

Trata-se de uma obra abrangente, com um valor base de 874.800 Euros, que se traduz num grande passo para a resolução global da questão do saneamento no concelho. No caso das populações abrangidas permite dar um destino adequado e definitivo aos efluentes domésticos de cerca de 700 pessoas.

A apresentação de propostas decorre até ao dia a 4 de setembro, pelo que é expectável que a empreitada, com um prazo de execução de 280 dias, tenha início no último trimestre de 2018.

É de salientar que os sistemas elevatórios constituem dispositivos fundamentais na rede de saneamento do território. Através de bombas e tubulações hidráulicas é elevada a cota dos fluidos residuais, de forma a que os efluentes possam ser direcionados e bombeados até ao destino final.

Genericamente, com esta obra - que envolve a construção de, aproximadamente, 5100 metros de condutas - vai ser possível eliminar pequenas estações de tratamento de águas residuais, passando o volume total dos fluidos residuais a ser bombeado para as estações centrais da Zambujeira e Paço. E tudo isto com  evidentes mais valias ambientais e económicas.

ACEDA AO ANÚNCIO DE PROCEDIMENTO