Banda Filarmónica da Sociedade Lírica Moitense

Morada:
Estrada Nacional, nº 11
2530 - 481 Moita dos Ferreiros

 

Aos 5 de agosto de 1923 um grupo de conterrâneos decidiu valorizar a educação musical da Freguesia de Moita dos Ferreiros. Ajudados pelo Reverendo Padre L. J. Seixal, deu-se o primeiro impulso para a fundação desta Banda, o que aconteceu no dia 9 de agosto de 1925, dia em que fez a primeira aparição em público por entre o delírio de toda a população local.

Foram seus fundadores António Emídio da Cruz e Silva, José Ricardo e António José da Silva Prazeres, com o maestro Eduardo Miguéis.

De 1935 a 1940, por falta de recursos financeiros, houve a necessidade de interromper a sua atividade.

Em 1940 acabou por reaparecer sob a regência de alguns dos mais destacados maestros, nomeadamente Mourato, João Elói e Leite da Silva, que sucessivamente conduziram a banda até 1964. Nesta altura e devido à elevada emigração, este organismo viu-se forçado a interromper a sua atividade.

Mas no final de 1976, mais propriamente no dia 1 de dezembro, ressurge novamente a Sociedade Lírica Moitense, sob a batuta de João Elói. Desde aí, com esforço, aplicação e boa vontade, foi um não mais acabar.

Durante cerca de 25 anos, esteve esta banda sob a regência do Sr. Carlos Silva.

Atualmente com a participação de mais de 40 músicos a Sociedade Lírica Moitense está sempre pronta a mostrar aquilo que sabe e a dar música a quem quer ouvir.

Fazendo em média 20 atuações por ano e tendo em conta que nenhum elemento é músico de profissão, esta é uma banda cujos componentes provêm da Escola de Música, que conta hoje com 22 alunos.

Consta no seu currículo uma viagem ao arquipélago dos Açores, em Maio de 1993, para participar nas comemorações dos festejos do Senhor Santo Cristo e em Setembro de 2001 à Alemanha, Lubeck, para comemorar o nonagésimo aniversário da Associação Rot-Weiss Moisling.


Contactos
Presidente da Direcção: Pedro Perdigão
Telemóveis: 969136122 | 915054993
 
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.