Biblioteca de Praia reabre ao público de 1 de julho a 31 de agosto

28-06-2019
Biblioteca de Praia reabre ao público de 1 de julho a 31 de agosto
A Biblioteca de Praia, situada na Praia da Areia Branca (Foz), reabre ao público já na próxima segunda-feira.

Este equipamento estará disponível para toda a população e visitantes do nosso concelho, entre 1 de julho e 31 de agosto, todos os dias, das 10H00 às 18H30.
Na extensa lista de atividades promovidas pelo Município da Lourinhã encontram-se ateliers, apresentações de livros, jogos, instalações sensoriais, horas do conto, teatro, instalações de som, atividades desportivas, atividades de educação ambiental e ainda um concerto de encerramento com o grupo Corações em Concerto, que vai levar até à Praia da Areia Branca os poemas de Sophia de Mello Breyner.

No que toca à promoção da educação ambiental, encontram-se agendadas para a Biblioteca de Praia as atividades "Compromissos", "Os Suspeitos do Costume" e Jogos Ambientais nos dias 5, 19 e 26 de julho e ainda 9, 23 e 30 de agosto. Já a iniciativa "Amar o Mar" está marcada para o dia 12 de julho. Saiba mais sobre estas atividades nas sinopses abaixo. Consulte horários e programação completa da Biblioteca de Praia aqui.

Compromissos
Elaboração de 3 origamis relacionados com o mar e a terra, onde o participante compromete-se a descrever e a realizar uma ação em prol do ambiente para exposição no mural dos compromissos.
O mural ficará exposto durante o mês de julho e agosto na Biblioteca de Praia (Centro Azul).

Os suspeitos do costume!
Tem como objetivo alertar para a problemática do lixo marinho nas nossas praias, através da identificação dos resíduos mais abundantes e as suas origens e fontes.
Sensibilizar para a necessidade de mudança de comportamentos; compreensão dos fluxos do lixo marinho e identificação das medidas que são necessárias tomar.

Jogos Ambientais

Caça à Beata
: atividade de recolha de beatas de cigarro no areal de praia; no final será efetuado uma avaliação quantitativa dos resíduos recolhidos.

Quantos-Queres do Ambiente: atelier de construção do jogo "Quantos- Queres" com várias ações ou conselhos benéficos para o ambiente.

O que sou Eu?: tabuleiro e cartas das espécies marinhas locais para identificação das famílias correspondentes.

Fauna, Flora e Fosseis do Litoral da Lourinhã: puzzle interativo da biodiversidade local e jogo grandes dimensões (tela) com questões sobre a biodiversidade local.

Trocó Lixo: jogo de memória como o objetivo de corresponder as ações/objetos insustentáveis às suas alternativas sustentáveis ambientalmente.

Laboratório água de mar: Informar do cumprimento dos critérios da qualidade das águas balneares, com principal enfoque para os parâmetros físico- químicos e bacteriológicos. Com recurso a material de laboratório (copos de análise, fitas de pH...) os participantes irão efetuar uma colheita de água balnear e transporta- la convenientemente até "ao laboratório" para procederem à análise do pH, temperatura e visualização de pequenos flocos; preenchimento do boletim de análise; interpretação dos boletins de análise de uma água balnear costeira.

Amar o Mar

Realização de vários jogos com desafios ambientais, imitando os comportamentos quotidianos. Através destes apela à aprendizagem e adoção de boas práticas na gestão e consumo sustentável da água. Durante o jogo será efetuadas várias questões sobre a temática do ciclo urbano da água e preservação dos recursos hídricos.
Promover o desenvolvimento para uma cultura ambiental, sensibilizando os participantes a praticarem o exercício da cidadania responsável. Informar e sensibilizar os participantes para a importância da água e a necessidade de uma gestão eficaz do ciclo urbano da água e a preservação dos recursos hídricos.