Café Memória faz-se à estrada e passa na Lourinhã

02-10-2018
Café Memória faz-se à estrada e passa na Lourinhã
Depois do sucesso que o Café Memória tem tido nos últimos 5 anos, a Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa lançaram uma nova vertente deste projeto para percorrer as estradas de Portugal e chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos: O Café Memória Faz-se À Estrada.

Esta iniciativa consiste na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância, já usado em outros contextos e épocas, para ir ao encontro de comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos. Pretende-se chegar a estas populações para as informar e sensibilizar sobre as demências, de forma descontraída e informal.

A sessão itinerante da Lourinhã irá decorrer no dia 20 de Outubro, das 14H30 às 16H30, na Biblioteca Municipal, com o apoio do Município da Lourinhã. A participação nesta sessão é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

As sessões itinerantes terão um formato idêntico às sessões do Café Memória, com uma duração de 2 horas, e incluem o acolhimento individual de cada um dos participantes, uma dinâmica de apresentação e uma pausa para café para promover o convívio entre todos. Termina-se com a apresentação do tema “Vamos falar sobre doença de Alzheimer e outras demências”, por dois técnicos que conduzem a sessão.

O Café Memória foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária na área das demências, complementar à resposta técnica. Conta atualmente com 18 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local. Destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores, e concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.

Visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida, redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado.