Centenas de pessoas na performance histórica sobre o Foral da Lourinhã

11-06-2018
Centenas de pessoas na performance histórica sobre o Foral da Lourinhã
Perto de oito dezenas de figurantes participaram, no dia 10 de junho, na performance histórica sobre a outorga e confirmação do Foral da Lourinhã, que trouxe centenas de pessoas à Igreja de Santa Maria do Castelo. O Coro Municipal da Lourinhã, Grupo de Teatro T’AMAL, Grupo de Danças Históricas da Batalha do Vimeiro e Centro Hípico da Lourinhã foram os protagonistas deste momento inesquecível, que proporcionou uma verdadeira viagem até tempos medievais. Com música, teatro, demonstrações equestres e até uma luta entre dois "bravos" cavaleiros, este evento celebrou, de forma ímpar a identidade lourinhanense.

A encenação conduziu o público até ao remoto ano de 1160, mais concretamente ao momento da concessão, por D. Afonso Henriques das terras da Lourinhã a D. Jordão e da outorga do Foral aos seus habitantes. Outro momento alto situou-se em 1218, ano da Confirmação desse mesmo Foral por D. Afonso II - circunstância que rememora a história e identidade da Lourinhã como comunidade.

Enquadrada na agenda comemorativa dos 800 anos da Confirmação do Foral da Lourinhã, esta performance recriou o ambiente vivido na época, dando a conhecer algumas das normas e costumes da Lourinhã dos tempos medievais.