Comemorações dos 800 Anos da Confirmação do Foral da Lourinhã arrancam no dia 25 de abril

12-04-2018
Até ao final de 2018, o Município da Lourinhã promove uma ampla agenda comemorativa dos 800 anos da Confirmação do Foral da Lourinhã, que tem início no dia 25 de abril. Diversificado e para todos os públicos, o programa evocativo celebra a importância do Foral, enquanto documento “fundador” da Lourinhã como território e comunidade.

A primeira ação em agenda corresponde, precisamente, à apresentação da programa, e vai ter lugar em pleno dia da revolução dos cravos, às 14h30, no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira. Segue-se a inauguração, às 15h30, da nova exposição “ O Foral”, que vai ficar patente no Sítio na Rua (início da rua João Luís de Moura e em frente ao Museu da Lourinhã), situando a doação das terras da Lourinhã a D. Jordão por D. Afonso Henriques e a Confirmação do Foral em 1218.

Para todos os públicos, o programa enquadra ainda recriações históricas e concertos medievais, palestras, teatro, workshops. passeios, caminhadas, e exposições, entre tantas outras iniciativas.

A agenda evoca, desta forma, a importância da outorga do Foral a uma terra e aos seus moradores, o que que , na maioria das vezes, constituía a confirmação da sua existência e o alicerce da constituição do concelho enquanto organização. A partir do conhecimento e do estudo de um Foral "reconstrói-se o passado – origens, usos e costumes dos seus habitantes - descobrindo-se aspetos da génese da população e da matriz económica, social e cultural do território, alguns mantendo-se evidentes ainda no presente”.