Valorsul distribui 223 compostores domésticos pelo concelho

29-11-2018
Valorsul distribui 223 compostores domésticos pelo concelho
A Valorsul, em parceria com o Município da Lourinhã, promoveu por todo o território doze ações de formação sobre reciclagem, e efetuou a distribuição de 223 compostores domésticos pelos 291 participantes.

A compostagem permite que as várias quantidades de alimentos e restos de poda possam deixar de ser misturadas com outros resíduos urbanos, causando aumento das emissões de carbono, focos de contaminação e mais poluição.

A reciclagem de plantas e restos de alimentos separadamente, além de aligeirar os custos da sua recolha e tratamento em aterros sanitários, resulta num adubo 100% natural para fertilizar a terra.

O objetivo da compostagem é transformar o material orgânico em húmus, concentrando os nutrientes certos para as plantas e solo.

Todas as sessões foram amplamente participadas e o compostor foi entregue no final de cada ação de formação e sensibilização ambiente, preferencialmente a proprietários de quintal, horta ou jardim.