Dinâmicas de Desenvolvimento Pessoal


Neste domínio são dinamizadas atividades que promovem um envolvimento ativo dos alunos com intuito de aceder à especificidade e necessidades das turmas intervencionadas de 1.º, 2.º e, 3.º ciclo. Esta intervenção ocorre em diferentes contextos e recaindo em estratégias diversificadas, com a intenção de promover um maior envolvimento dos alunos e diferentes agentes educativos.


Dramatização da História “Charlie e a fábrica de Chocolate”

Esta atividade contou com a colaboração do ator/contador de histórias Paulo Sérgio que interpretou de uma forma criativa e interativa a história de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”de Roald Dahl. Esta história está recheada de mensagens marcantes sobre comportamentos e valores, promovendo uma reflexão nas crianças que os eleva na sua formação pessoal e social, explorando valores como a partilha, a solidariedade o respeito pelo outro, a importância da família, entre outros.


Workshop de Chocolate

O “saber fazer” e o envolvimento dos sentidos, assumiu também uma preocupação acrescida no delineamento das atividades. Diretamente relacionado com a história de “Charlie e a fábrica de chocolate” e como forma de reforçar e generalizar a mensagem da história, os alunos tiveram oportunidade de elaborarem o seu próprio chocolate, com ajuda da Chefe Sílvia Batista.


Promoção de competências psicossociais em turma

De acordo com a caracterização das turmas intervencionadas e das necessidades sentidas por parte dos docentes e alunos, os técnicos da UMA e respetivos docentes desenvolvem um trabalho de periodicidade regular durante o ano letivo, implementando dinâmicas de promoção de competências psicossociais, tais como, o auto conceito e auto estima, a capacidade de resolução de conflitos e tolerância à frustração, promoção de competências de relacionamento interpessoal e estratégias de motivação e controlo comportamental.


Recrear

O “Recrear” surge como forma de dinamizar os recreios ou intervalos dos alunos. A intenção é proporcionar a oportunidade de experienciarem de forma livre, atividades lúdicas e de interação, que simultaneamente promovam competências importantes na relação com o “outro”, tais como espírito de equipa, capacidade de lidar com a frustração, cumprimento de regras e limites, criatividade, gestão de conflitos, entre outras. A motricidade, assume também grande relevância no “Recrear” pela importância que tem na globalidade do desenvolvimento humano. Neste espaço os jogos de tabuleiro e equipamentos de psicomotricidade relevam-se fortes aleados na dinamização destas atividades.


Yoga com histórias

A prática de yoga nas escolas tem vindo a ter resultados muito positivos ao longo dos últimos anos, refletindo-se no relaxamento das crianças, equilibrando os seus níveis de energia, melhorando o seu comportamento e aumentando a atenção. Está ainda provado que praticar yoga ajuda na auto-estima, no desempenho escolar, e na diminuição dos problemas de disciplina, promovendo o respeito entre os seus pares e permitindo um desenvolvimento mais saudável.

Esta iniciativa ficou a cargo da professora Rita Duarte, e tem como base a leitura de histórias nas quais se abordam valores e emoções a par de uma dinâmica física onde se vão adotando as diferentes posturas de yoga, mobilizando desta forma a atenção/concentração, a noção de esquema corporal e autocontrolo.

História “O crocodilo que afinal era um jacaré” e “A lagartinha que tinha um sonho”, de Cláudia Pinto Praça

 

O crocodilo que afinal era um jacaré” de Cláudia Pinto Praça

«O jacaré Tomé era o mais recente habitante da lagoa que alagava o vale. Tinha chegado há pouco tempo e ainda não conhecia ninguém por aquelas bandas.

Já tinha tentado fazer amigos por diversas vezes mas, sempre que abria a sua enorme boca para dizer "olá", fugiam todos num ápice. Ninguém se queria aproximar muito de um bicho assim tão assustador!»


“A lagartinha que tinha um sonho”, de Cláudia Pinto Praça

“Berta tinha um sonho! Sonhava que um dia poderia saltar tão alto e rodopiar tão elegantemente como uma verdadeira bailarina. Por isso, todos os dias ela se empenhava mais e mais para conseguir realizar esse seu desejo. Por entre sucessos e fracassos, o seu coração batia com tanta força e determinação que, pouco a pouco, sem que ela se apercebesse, os seus sonhos iam sendo transformados em realidade”.

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2020 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados