Dia Internacional do Voluntário celebrado com convívio dos Embaixadores Pela Biodiversidade

06-12-2017
O Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã recebeu na tarde de terça-feira, dia 5 de dezembro, uma sessão convívio do projeto Embaixadores Pela Biodiversidade, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntário.

O principal objetivo deste convívio foi incentivar e valorizar o serviço voluntário da comunidade local, que foi convidada a lanchar com os mentores do projeto.

Ao longo da tarde houve ainda tempo para uma breve apresentação deste projeto e das ações e atividades realizadas, bem como uma ligação via Skype com os responsáveis máximos dos Embaixadores Pela Biodiversidade (Prof. Lia Vasconcelos e Prof. José Carlos Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa) e ainda a apresentação oficial dos padrinhos do projeto: Madrinha – Município da Lourinhã, Érica Cardoso e o padrinho – Município de Torres Vedras, Rui Gato.

Os Padrinhos do projeto são membros-chave reconhecidos nas comunidades locais que voluntariamente dão a cara e representam o projeto em algumas das suas atividades/ações/campanhas, e ajudam a divulgar o projeto e as suas atividades, promovendo-o através das suas redes sociais. Os Padrinhos destacam-se em áreas relevantes para o projeto e mobilizam os jovens e restante comunidade por serem um exemplo a seguir e por poderem transmitir à comunidade um sentido de valorização da terra e dos seus valores naturais, sempre com uma atitude de empowerment e de pertença.

Foram ainda nomeados os primeiros Embaixadores Pela Biodiversidade, destacando-se do nosso concelho a Associação Pescadores de Praia de Porto Dinheiro e o GEAL - Museu da Lourinhã. O título de Embaixador pela Biodiversidades surge pela colaboração e envolvimento ativo em ações do projeto de literacia oceânica e educação ambiental Conhecer para preservar | Rede Natura, desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.