Em março: Município da Lourinhã celebra Mês da Proteção Civil

28-02-2018
Em março: Município da Lourinhã celebra Mês da Proteção Civil
A 1 de março comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil, com a finalidade alertar todas as comunidades para a importância da proteção e salvaguarda da vida humana, propriedade e ambiente face à ocorrência de desastres naturais e tecnológicos. Ao longo do dia, o Município da Lourinhã, através do Serviço Municipal de Proteção Civil promove diversas iniciativas destinadas à comunidade escolar, seniores do concelho e comunidade em geral.



Logo pelas 9h15, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos, em Miragaia, recebe uma ação de sensibilização sobre medidas de auto proteção referentes aos riscos mais relevantes no concelho. Também para a comunidade escolar, está marcado, às 11h00, um exercício de evacuação na Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado. A última iniciativa do dia decorre às 14h30, no salão nobre dos Paços do Município, correspondendo a uma ação de sensibilização sobre comportamento e atitudes preventivas para a minimização do risco de incêndio florestal, destinada aos participantes no Clube Idade +, Academia Senior da Lourinhã e comunidade em geral.

A par desta celebração, o Município, no âmbito do programa Vilas e Cidades Resilientes, promove todo um programa de atividades em março - o Mês da Proteção Civil 2018. A agenda (CONSULTE AQUI), ainda com datas a definir, visa sensibilizar e aumentar o conhecimento da população sobre as temáticas da segurança e da proteção civil, contemplando as seguintes atividades:
- Exposição de Planos de Emergência Familiar pelos seniores integrados nos Clubes Idade +;
- Avaliação de trabalhos pedagógicos do Manual Crescer em Segurança;
- Ação de Informação sobre voluntariado em Protecção Civil;
- Atividades Pedagógicas inerentes ao projeto DINOSEGURO/ LOURINHÃ + RESILIENTE;
- Mostra fotográfica de atividades inerentes ao Projeto LOURINHÃ + RESILIENTE
- Atividades “Aprender a Socorrer”;
- Atividades vocacionadas para a cidadania e segurança marítima;
- Atividades relacionadas com a limpeza de terrenos e gestão florestal (queimas, queimadas controladas);
- Simulacro na Escola Básica e Jardim de Infância da Lourinhã;
- Atividades práticas de radiocomunicações de segurança e emergência;
- Segurança em casa – treino sobre extinção de incêndios e manuseamento de extintores.

São entidades parceiras desta celebração a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, a Autoridade Marítima e Polícia Marítima, a Cruz Vermelha da Lourinhã, a Guarda Nacional Republicana e os Agrupamentos de Escolas da Lourinhã e D. lourenço Vicente.

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2018 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.