Rede Cultura 2027 encerra Congresso "O Futuro da Nossa Cidade" a 23 e 24 de outubro

08-10-2020
Rede Cultura 2027 encerra Congresso
A Rede Cultura 2027 é uma rede de municípios da região centro de Portugal, que atua na área da Cultura. Constituiu-se com a liderança da cidade de Leiria para promover uma candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, mas tem como objetivos maiores a promoção da Cultura e dos seus agentes em todo o seu território nacional. Composta por 26 municípios, integra territórios de 3 Comunidades Intermunicipais, Leiria, Médio-Tejo e Oeste, fazendo a Lourinhã parte deste último.

A proposta para a candidatura a Capital Europeia da Cultura firmou-se a 22 de Fevereiro de 2019, no Museu de Leiria, onde foi assinado um manifesto por todos os municípios que o integram. A 9 de maio iniciou-se o congresso contínuo O Futuro da Nossa Cidade, que termina agora a 24 de outubro, em Leiria e nas Caldas da Rainha, sendo transmitido em streaming para os demais 24 municípios. Aqui serão apresentadas as conclusões dos seis eixos de trabalho, comunicações de convidados internacionais e decorrerão ainda espetáculos de agentes culturais dos territórios.

Alguns dos nomes já confirmados para o Congresso são: Alexandre Quintanilha, François Matarasso, José Tolentino Mendonça e Kepa Korta.

Durante esses dois dias decorrerão também outras iniciativas gratuitas, sujeitas a inscrição, por todo o território da Rede, que podem ser consultadas aqui.
Na Lourinhã o programa é o seguinte:

Sexta-feira | 23 de outubro | Salão Nobre dos Paços do Municipio (Transmissão da conferência via streaming)
9h00 | Acolhimento e boas vindas aos congressistas
9h30 |Abertura em forma de Poema a 26 (todos os presidentes)
10h00 | François Matarasso – A Restless Art
11h00 | Pausa
11h15 | Grupo MARCADORES - Saul António Gomes
11h45 | Grupo CIDADE – Maria Virgínia Henriques e Sara Saragoça
12h15 |Grupo CRIAÇÃO – Samuel Rama, Sofia Rino e Susana Silvestre
13:00 | Pausa para almoço
14h30| Oficinas de futuro – Sob a mediação do Vereador da Cultura, os participantes do Município da Lourinhã refletem, em formato presencial, sobre o futuro cultural do seu concelho - Que futuro desejamos para o nosso concelho?
16h00 | Canal aberto aos 26 – Estas respostas serão refletidas em grupo e, posteriormente, partilhadas com todo o plenário do Congresso num pitch de 1 minuto em canal aberto.
16h45 | Alexandre Quintanilha

Sábado | 24 de outubro
No território da Rede. De manhã, nos horários definidos por cada um dos roteiros em que previamente se inscreveram os participantes, faz-se a partida para os Sabores, Sentires e Saberes. Estes programas contemplam um roteiro experiencial e imersivo com uma atividade mais longa na manhã, e outra mais breve depois do almoço que é parte do roteiro e oferta de cada município anfitrião.

10h30 - Visita à MAP – Mostra de Arte Pública em Contexto Rural, na aldeia do Moledo
12h30 - Experiência imersiva gastronómica - Live Cooking com o Chef Chakall e aguardente da Lourinhã
15h00 - Visita guiada à adega cooperativa da Lourinhã:
- Explicação Teórica sobre a Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã (Produção /Castas, Vinificação, Destilação, Loteagem, Enchimento, Classificação Venda)
- Visita ao envelhecimento de Aguardente DOC (visualização de vários tipos de barris, madeiras e tostas)
- Visualização da rotulagem manual (colocação de lacres, rótulos e embalamento)
- Apresentação das Aguardentes DOC Lourinhã no mercado, inclui apresentação de parcerias elaboradas com a Adega Cooperativa da Lourinhã)
- Prova de Aguardente DOC Lourinhã XO

O município da Lourinhã agradece a participação de todos os agentes culturais neste processo, ressaltando a sua aposta contínua num concelho dinâmico, com uma programação cultural diversificada e diferenciada, que valoriza o reconhecimento da cultura nas suas mais diversas manifestações artísticas.
Lourinhã, 08 de outubro de 2020