Encontro sobre associativismo reúne cerca de uma centena de participantes

29-11-2017
Encontro sobre associativismo reúne cerca de uma centena de participantes
O encontro “Associativismo como forma de desenvolvimento comunitário” reuniu no passado sábado cerca de 100 participantes, que tiveram a oportunidade de assistir a intervenções de dirigentes, integrantes e atletas de associações das mais variadas áreas.
A sessão de abertura ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, e do vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Vítor Pataco. Este último, deixou bem claro quais os apoios que o IPDJ tem para as associações e de que forma estas poderão candidatar-se. Uma boa forma de dar o mote para o painel da manhã, moderado por Fernando Pereira, da Faculdade de Motricidade Humana, e que teve como primeiro orador Joaquim Videira. O ex-atleta olímpico de esgrima falou de como o associativismo pode ajudar um atleta a alcançar resultados de excelência na sua carreira.

O restante programa da manhã foi muito centrado no desporto, com intervenções do Presidente do Estoril Praia, Alexandre Faria, do Presidente do Panathlon Clube de Lisboa, Manuel Brito, do atleta paralímpico de natação, Nelson Lopes, e do Presidente da Associação Portuguesa de Surf Adaptado – Surfaddict, Nuno Vitorino. Este último falou sobre a sua experiência pessoal, em formato de história de vida, bem como da pertinência das iniciativas de surf adaptado, numa região onde o formato base deste desporto tem cada vez mais adeptos e praticantes. O investimento em escolas de surf na região tem vindo a aumentar e esta foi uma forma de promover a sua ligação a este tipo de desporto adaptado.

O painel da tarde foi moderado pela Presidente do GEAL-Museu da Lourinhã, Lubélia Gonçalves, e incluiu intervenções ligadas à área sociocultural. Augusto Flor, da Confederação das Coletividades de Cultura e Recreio, deu o mote para este painel, com uma intervenção sobre o “Empoderamento”. Depois foi a vez de Matilde Rebelo, do Académico de Torres Vedras, apresentar um conjunto de iniciativas promovidas pela associação que preside, dando forma à ideia de que o Associativismo pode e é “Uma Escola de Cidadania”.

A segunda parte deste painel deu lugar ao visionamento de uma curta metragem, intitulada “Segurança Marítima”, em que o realizador Joaquim Pinto, a residir atualmente no nosso concelho, mostrou aos participantes de que forma este filme ajudou a população de uma ilha açoriana a entender como poderiam precaver-se de tempestades marítimas. Nesta linha de atuação, a forma como as artes podem cooperar e estar próximas de uma comunidade - contribuindo assim para o seu desenvolvimento - perseguiu Ana Gil, que partilhou com a plateia um projeto de práticas artísticas e desenvolvimento local. A Associação Terceira Pessoa, em parceria com outras associações locais, desenvolveu o projeto “Aldeias Artísticas”, em algumas aldeias no interior do concelho de Castelo Branco. Este painel terminou com um projeto local, “Moledo Convida”, apresentado por Ana Roque, em que a oradora expôs um conjunto de ideias e situações, apresentando um conceito diferenciador dos demais intervenientes. Falou da opção pela não constituição de uma associação ou estrutura formal, mantendo antes um grupo de cidadãos que, em formato informal, têm dinamizado um conjunto de ações artísticas.

O vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, José Tomé, dirigiu algumas palavras sobre a importância do associativismo no concelho da Lourinhã, apelando à participação ativa das associações locais, convocando as mesmas para um trabalho de cooperação. Avalizou, ainda, que o Município tem já um plano de ação para 2018, capaz de dinamizar o tecido associativo concelhio, sempre com uma linha de intervenção cooperante.

Ao longo deste encontro foram abordados vários temas de destaque para quem está ligado ao associativismo, sendo que um dos pontos a destacar é a importância que foi dada à interligação no trabalho das mais variadas associações.