Eventos Culturais

Filminhos à Solta Pelo País

Imagem do Evento

Às 15H00 (aprox. 54 min. M/4)

Sinopse Geral

O regresso às aulas é também sinónimo de regresso dos Filminhos!
Este mês, conhecemos a história de amor entre dois pequenos bonecos de corda enquanto, no parque, uma menina sozinha brinca com a sua própria sombra.

Os nossos amigos Tumblies descobrem que do céu não cai só água, enquanto a Miriam dá banho à galinha e mete-se em sarilhos. Pela água, também andam a Foxy e a Meg. Num planeta distante, há um menino muito diferente e muito irrequieto cujo castigo é ser enviado para um sítio que nos é muito familiar. Ainda neste programa, o Mancha e o Manchinhas descobrem que o circo é mais difícil do que parece.

Trailer:

Sinopses Individuais (por curta-metragem):

1 – NICOLAS E GUILLEMETTE
Virginie Taravel, Animação, França 2008, 9 min.
Numa loja onde se vendem pequenos bonecos de cordas de plástico, “Nicolas, o pequeno músico” é o único totalmente acabado. Certo dia acorda e decide construir “Guillemette, a pequena bailarina”. Mas, por engano, ela transforma-se num monstro de mil cabeças.

2 – EMBRULHANDO O SOL
Boris Kaufmann, Déborah Yver, Guillaume Hoffmann, Martial Fontan, Animação, França, 2011, 7 min.
Uma menina, cuja única amiga é a sua própria sombra, anda constantemente a arranjar formas de roubar tudo o que é brilhante. Ela não resiste ao cintilar dos papéis dourados que embrulham os rebuçados nem aos balões com purpurinas. Até que repara numa coisa muito mais brilhante que decide roubar: o Sol.

3 – OS TUMBLIES E O OUTONO
Patrick Raats, Animação, Holanda, 2013, 5 min.
Os Tumblies vão descobrir neste episódio que de cima não cai só água, mas também folhas e frutos, parece que o outono está a chegar. O que poderão fazer com eles e que aventuras poderão ter?!

4 – AS AVENTURAS DE MIRIAM: A INUNDAÇÃO
Riho Unt, Animação, Estónia, 2006, 5 min.
Os pais não estão em casa e Miriam, o irmão mais novo e a galinha divertem-se vendo patos a nadar, na televisão. A galinha fica invejosa e Miriam decide dar-lhe um banho na banheira. Será que vai correr bem?

5 – MANCHA E MANCHINHAS: O CIRCO
Uzi Geffenblad, Lotta Geffenblad, Animação, Suécia, 2012, 7 min.
O Mancha e o Manchinhas vão ao circo e ficam impressionados com os acrobatas. Tentam fazer acrobacias, mas é tão difícil que acabam só por conseguir ficar de cabeça para baixo.

6 – FOXY & MEG PASSEIAM DE BARCO
André Letria, Animação, Portugal, 2010, 3 min.
Que bonito dia para um passeio de barco no mar. Mas que animais e aventuras irão Foxy e Meg encontrar?

7 – LUZINHA
Andrej Gregorcok, Animação, Eslováquia, 2012, 10 min.
Luzinha é uma pequena lâmpada, que vive feliz num quarto onde é a única fonte de luz, até que um dia aparece um rival e Luzinha decide lutar pelo seu lugar.

8 – EX-ET
Benoît Bargeton, Rémy Froment, Nicolas Gracia, Yannick Lasfas, Animação, França, 2008, 8 min.
Num planeta longínquo, onde tudo está extremamente regrado e ordenado, uma criança vem semear o caos…

Local: Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Datas de Realização