Eventos Culturais

CALHAU#1 \\ MOLEDO

Imagem do Evento

CALHAU #1 é uma mostra de artes multidisciplinar, que tem lugar no Moledo no último fim-de-semana de agosto e no primeiro de setembro. O evento é organizado, com o apoio do Município da Lourinhã, pelo fotógrafo Nicolas Lemonnier e o artista plástico Manuel d’Olivares, que contam com o apoio institucional da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, a colaboração do Moledo Acontece e da Associação dos Amigos do Planalto das Cesaredas e a participação do GEAL - Museu da Lourinhã.

Esta mostra de artes fará dialogar a arte contemporânea, nas suas várias expressões e linguagens - artes plásticas, Land arte, vídeo-instalação, instalação-som, cerâmica, performance, dança, música -, com os espaços de arquitetura rural e a identidade da aldeia e dos seus habitantes, tendo em atenção a(s) sua(s) história(s) e tradições, vivências e memórias.

Tendo isso em conta, o CALHAU#1 irá contar com dois percursos: um pela aldeia, onde os artistas intervêm nos vários espaços - palheiros, espaços de recolha de alfaias agrícolas, ruinas, fachadas -, e outro por um trilho no planalto, com início e final na aldeia dedicado à Land arte.

Fará também parte da mostra um percurso culinário, com a participação dos habitantes da aldeia e com receitas criadas por Giovanni de Biasio, a partir de produtos locais. Os vários pratos serão confecionados e comercializados pelos habitantes, tendo em atenção o espírito Pegada Ecológica Zero e a ausência total de plásticos e refrigerantes industriais neste CALHAU#1.

No decorrer da mostra será apresentado o Museu do Nada de Moledo (MuNaMo), cuja duração expositiva é efémera, desaparecendo após o fim do evento. O MuNaMo será constituído por peças abandonadas ao longo do tempo na aldeia de Moledo, resgatadas por Manuel d’Olivares, e que tendo perdido a sua funcionalidade adquiriram, com o seu deterioro, uma beleza plástica.

Durante os dias 30 e 31 de agosto e 1, 6,7 e 8 de setembro, os escultores António da Cunha e Clara Ribeiro executarão duas obras ao vivo, que passarão a fazer parte do conjunto de esculturas existentes em Moledo, e realizar-se-ão vários workshops, como desenho e aguadas, escrita criativa, teatro, escultura para crianças e Kamifusen.

Entre os artistas convidados estão João Galrão, Silvia Klainscek , Fernando Sarmento, Helena Aikin, Rui Mourão, Marco Mesquita, Manuel d’Olivares, Mário Rita, Pablo Lazara, Henrique Reis, Francisco Coelho, Pedro Santos, Marta Ramos, Lídia Martinez, Teresa Palma Rodrigues, entre outros.

MAIS INFO: mostraartecalhau@gmail.com

Local: Moledo