Eventos Culturais

Biblioteca de Praia | até 31 de agosto

Imagem do Evento

A Biblioteca de Praia, situada na Praia da Areia Branca (Foz), está aberta ao público todos os dias, até 31 de agosto, das 10H00 às 18H30.

Na extensa lista de atividades promovidas pelo Município da Lourinhã encontram-se ateliers, apresentações de livros, jogos, instalações sensoriais, horas do conto, teatro, instalações de som, atividades desportivas, atividades de educação ambiental e ainda um concerto de encerramento com o grupo Corações em Concerto, que vai levar até à Praia da Areia Branca os poemas de Sophia de Mello Breyner.

No que toca à promoção da educação ambiental, encontram-se agendadas para a Biblioteca de Praia as atividades "Compromissos", "Os Suspeitos do Costume" e Jogos Ambientais nos dias 5, 19 e 26 de julho e ainda 9, 23 e 30 de agosto. Já a iniciativa "Amar o Mar" está marcada para o dia 12 de julho. Saiba mais sobre estas atividades nas sinopses abaixo. Consulte horários e programação completa da Biblioteca de Praia aqui.

Compromissos

Elaboração de 3 origamis relacionados com o mar e a terra, onde o participante compromete-se a descrever e a realizar uma ação em prol do ambiente para exposição no mural dos compromissos.
O mural ficará exposto durante o mês de julho e agosto na Biblioteca de Praia (Centro Azul).

Os suspeitos do costume!

Tem como objetivo alertar para a problemática do lixo marinho nas nossas praias, através da identificação dos resíduos mais abundantes e as suas origens e fontes.
Sensibilizar para a necessidade de mudança de comportamentos; compreensão dos fluxos do lixo marinho e identificação das medidas que são necessárias tomar.

Jogos Ambientais

Caça à Beata: atividade de recolha de beatas de cigarro no areal de praia; no final será efetuado uma avaliação quantitativa dos resíduos recolhidos.

Quantos-Queres do Ambiente: atelier de construção do jogo "Quantos- Queres" com várias ações ou conselhos benéficos para o ambiente.

O que sou Eu?: tabuleiro e cartas das espécies marinhas locais para identificação das famílias correspondentes.

Fauna, Flora e Fosseis do Litoral da Lourinhã: puzzle interativo da biodiversidade local e jogo grandes dimensões (tela) com questões sobre a biodiversidade local.

Trocó Lixo: jogo de memória como o objetivo de corresponder as ações/objetos insustentáveis às suas alternativas sustentáveis ambientalmente.

Laboratório água de mar: Informar do cumprimento dos critérios da qualidade das águas balneares, com principal enfoque para os parâmetros físico- químicos e bacteriológicos. Com recurso a material de laboratório (copos de análise, fitas de pH...) os participantes irão efetuar uma colheita de água balnear e transporta- la convenientemente até "ao laboratório" para procederem à análise do pH, temperatura e visualização de pequenos flocos; preenchimento do boletim de análise; interpretação dos boletins de análise de uma água balnear costeira.

Amar o Mar

Realização de vários jogos com desafios ambientais, imitando os comportamentos quotidianos. Através destes apela à aprendizagem e adoção de boas práticas na gestão e consumo sustentável da água. Durante o jogo será efetuadas várias questões sobre a temática do ciclo urbano da água e preservação dos recursos hídricos.

Promover o desenvolvimento para uma cultura ambiental, sensibilizando os participantes a praticarem o exercício da cidadania responsável. Informar e sensibilizar os participantes para a importância da água e a necessidade de uma gestão eficaz do ciclo urbano da água e a preservação dos recursos hídricos.

Local: Praia da Areia Branca (Foz)

Datas de Realização

01-07-2019 a 31-08-2019