Eventos Culturais

Direção: Erica Mandillo

REPORTÓRIO
PARTE I - MÚSICA PORTUGUESA

- Agora baixou o Sol (Trás-os-Montes) - Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
- Aproveitai a azeitona (Beira Baixa) - Fernando Lopes-Graça
- Bendito do Menino (Madeira) - Fernando Lopes-Graça
- Dormi, menino, dormi (Açores/Ilha de S. Jorge) Fernando Lopes-Graça
- Ai, ó ai meu bem (Algarve) - Fernando Lopes-Graça
- Senhora do Livramento (Minho) - Fernando Lopes-Graça
- O Ladrão do Negro Melro (Alentejo) - Fernando Lopes-Graça
- José embala o menino - Eurico Carrapatoso (n.1962)
- Ave Maria - Eurico Carrapatoso
- Conto de Natal - Jorge Croner de Vasconcellos (1910-1974)
- Con Qué la Lavaré - Anónimo, Cancioneiro de Upsala
- Quem tem farelos - Anónimo , séc. XVI
- Cantiga de Santa Maria - Afonso X

PARTE II - MÚSICA DO MUNDO
- Chant du soir (Hungria) - Lajos Bardos (1899-1986)
- Les boites à musique (França) - Guy Lafarge (1904-1990) / Pierre Philippe (n.1931)
- Angué (Panamá) - Jorge Ledezma (n.1943)
- Duermete negrito (Argentina) - Atahualpa Yupanqui (1908-1992)
- Maquerule (Colômbia) - Julian Gomez Giraldo
- Pakanem (Finlândia) - Soila Sariola (n.1977)
- Sililiza - Jim Papoulis

O coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa

Direção: Erica Mandillo
Mestre em Biofísica pela Faculdade de Ciência de Lisboa, estudou piano e realizou o Curso de Canto do Conservatório de Lisboa. Em 2003, terminou o Curso de Encenação de Ópera da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido convidada para efectuar um estágio em Paris com o encenador Christian Gagneron.

Foi membro do Coro Gulbenkian e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, fundadora e directora artística da Camerata Filorentina e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, agrupamento com os quais já realizou mais de uma centena de concertos no país e no estrangeiro e com os quais desenvolveu uma linguagem muito própria que tem merecido os maiores elogios pela parte do público e da crítica.

No âmbito do seu trabalho com o CIUL, tem desenvolvido um intenso trabalho na área da encenação de ópera e direção musical, nomeadamente com crianças e jovens tendo apresentado trabalhos em salas como o Grande Auditório da Gulbenkian, CCB, Teatro da Trindade, Teatro Municipal de Almada, Teatro Virgínia, Centro Cultural Vila Flor (entre muitos outros). Tem realizado diversos workshops para professores de música e directores corais acerca de novas técnicas de trabalho coral com crianças e jovens (Casa da Música - Porto).

Em 2008, foi convidada a orientar as Actividades Artísticas do Colégio de São José em Lisboa (2º ciclo), tendo em 2009 fundado o Coro de Câmara das Oficinas de São José. Já em 2012, integrou o corpo docente do Conservatório Nacional de Música de Lisboa, sendo responsável por uma classe de Coro e Expressão Corporal.

Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa (CIUL)
O CIUL fez a sua primeira apresentação pública em Junho de 2005, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. Desde então tem vindo a desenvolver uma nova linguagem, que associa a expressão corporal e teatral ao canto.

Realizou mais de 100 concertos e espetáculos no país e no estrangeiro, destacando-se os seguintes: Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), sob a direção de Enrico Onofre (2009); participação na cantata Jeanne d'Arc au Bucher de Honneger, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), sob direcção de Simone Young (2010); concerto com o coro finlandês Tapiola Choir, no CCB (2010); dois concertos sob o título União Musical, a convite do Parlamento Europeu, em Bruxelas (2011); estreia da ópera Menina Gotinha de Água do compositor Miguel Azguime (2011); participação num dos mais prestigiados festivais de coros juvenis do mundo, em Basileia, para o qual foi selecionado por um júri internacional (2012); concertos a convite do coro canadiano Shallaway, na Sé de Lisboa (2013), e do Coro Juveníl do Palau, em Barcelona (2014); e a Paixão segundo São Mateus, no Grande Auditório da FCG, sob a direção de Michel Corboz (2014).

Participou na gravação para o Filme do Desassossego do realizador João Botelho, em 2010, e gravou a obra coral a cappela de Fernando Lopes-Graça, num disco lançado no Natal de 2012, a convite do Lisboa Cantat. Realizou a primeira digressão internacional em 2010 (Zurique, Estrasburgo e Basileia), seguindo-se uma digressão à Bélgica e Holanda (Amesterdão), em 2013. Já em 2015, realizou uma digressão nos Açores, tendo-se apresentado nas principais salas das Ilhas Terceira, Pico, São Jorge e Faial. Foi selecionado e integrou o Projeto Europeu de Cooperação Voix d’ Enfants/Espace Scenique, enquadrado no Programa “Europa Criativa”, no âmbito do qual realizou duas digressões europeias, em 2016 a Vesoul (França), e em 2017 a Turim (Itália). Foi selecionado e irá participar no 11th European Festival of Youth Choirs em Basel (Suíça), em Maio de 2018.

Local: Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar - sede da Associação Musical e Artística Lourinhanense

Datas de Realização

17-02-2018