Eventos Culturais

Sessão de Curtas de Cinema de Animação: Filminhos Infantis à Solta pelo País

Imagem do Evento

Bilhetes: 2 €
à venda no local, meia hora antes do início da sessão

Aprox. 59 min. M/4

Sinopse Geral (da sessão):

Sentados nas cadeiras de frente para o grande ecrã, começamos com um menino que adora ler estórias que o fazem sonhar, para depois entrarmos no mundo lúdico dos Tumblies, que se estão sempre a desmanchar. Dentro do mar, com um mergulho bem fundo, levamos o Jonas a descobrir um novo mundo. O Rapaz Bolota perdeu-se na relva e os porcos-espinhos, como irão voltar à selva? O Mancha e o Manchinhas têm os sapatos molhados, se calhar é por isso que chegaram atrasados. Ainda assim vieram a tempo do final da sessão, para verem connosco deliciosas fábulas repletas de loucura e ação.

Trailer:

Sinopses Individuais (por curta-metragem):
1 – A JANELA
Camille Müller, Animação, França, 2012, 5 min.
Um jovem rapaz não gosta de brincar na rua e prefere ler estórias em casa, que o fazem sonhar. Mas um dia ele conhece uma rapariga da sua idade e percebe que não é nada parecido com o herói do seu livro.

2 – OS TUMBLIES: EP. 01
Patrick Raats, Animação, Holanda, 2013, 5 min.
Entramos no mundo lúdico dos Tumblies, simpáticos personagens coloridos, feitos de duas, três ou quatro partes e que se estão sempre a desmanchar. Aqui não irá faltar diversão, jogo, descoberta e fantasia, sempre em busca de um novo objeto.

3 – JONAS E O MAR
Marlies Van der Wel, Animação, Holanda, 2015, 12 min.
Jonas é um senhor que guarda tudo o que encontra, em busca do seu sonho. Um sonho que todos compartilhamos: o encontro de um lugar a que possamos chamar lar, nem que seja debaixo de água.

4 – O RAPAZ BOLOTA
Dace Riduze, Animação, Letónia, 2011, 10 min.
Uma menina cria personagens a partir das ofertas que o Outono lhe traz. Uma delas, o pequeno Rapaz Bolota, perde-se acidentalmente na relva. Ele quer descobrir este mundo novo, mas antes tem de aprender a andar. Enquanto procura o seu chapéu, chega à aldeia dos insetos, onde vai encontrar surpresas e novas aventuras.

5 – OS PORCOS-ESPINHOS E A CIDADE
Evalds Lacis, Animação, Letónia, 2013, 10 min.
Um grupo de animais percebe que a sua floresta foi transformada numa cidade. A sua astúcia e organização permitir-lhes-á encontrar uma solução para poderem sobreviver neste novo habitat.

6 – MANCHA E MANCHINHAS: OS SAPATOS MÁGICOS
Uzi Geffenblad, Lotta Geffenblad, Animação, Suécia, 2012, 7 min.
Quem não gosta de saltar poças no outono? O Mancha e o Manchinhas adoram! O único problema é que os sapatos ficam molhados, mas este problema fica resolvido quando se cruzam com uma sapataria ambulante pelo caminho.

7 – FÁBULAS DELIRANTES 2
Fabrice Luang Vija, Animação, França, Bélgica, 2004, 10 min
Pegamos em três animais da floresta, juntamo-los todos e por fim obtemos deliciosas fábulas repletas de ação e loucura.

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Datas de Realização