Agenda de Eventos

 Eventos do dia 19-10-2018

Eventos Culturais - 12-10-2018 a 09-11-2018

Exposição "Histórias PIMtadas", de Aldina Lobo

Histórias PIMtadas corresponde a uma série de quadros, em que a diversidade é plural. Quer a perspetiva quer o olhar individual de cada pessoa identificam formas próprias de histórias fantásticas, tanto ao gosto do público infantil como dos adultos mais criativos. O pinguim barrigudo, O bom sabor da selva, Em busca da ilha desconhecida de Saramago são disso exemplo. As telas, praticamente todas cobertas de tinta de óleo em abundância, refletem enorme serenidade com as cores mais claras, grande profundidade com as mais fortes e contrastantes. De qualquer modo, os três, quatro, cinco ou seis planos paisagísticos, claramente percetíveis, permitem vislumbrar figuras, parcialmente desvendadas através dos títulos atribuídos pela PIMtora. Deste modo, o desafio está lançado: Entre neste novo universo! Descubra os seus protagonistas! Leia, imagine e crie a sua própria história de encantar!

PIM nasceu há mais de vinte anos, quando a Aldina, docente de profissão, foi desafiada por colegas a frequentar um clube de pintura destinado à comunidade escolar. Acabou por experimentar colorir pequenas te-las no exíguo espaço atribuído. O Mestre Daniel Nave foi, assim, o amigo e educador com quem teve o privilégio de partilhar o ateliê. Foram os primeiros passos, assentes no recurso à tinta de óleo. Entusiasmada com os elogios, foi-se dedicando à pintura, quando a carreira profissional a deixava. Chegou, entretanto, o momento de Pim ir à escola. No final do século passado, trabalhou técnicas diversificadas no curso de Desenho e pintura da Rotring, orientado pelo Mestre Duran Castalbert. Aprofundou depois as suas técnicas de estudo do nu, com o Mestre Alexandre Grave, e de pintura com o Mestre Jaime Silva, ambos na Sociedade Nacional de Belas Artes. Frequentou, entretanto, alguns workshops no domínio das artes.

Exposições mais recentes

Individuais:
de 12-10-2018 a 10-11-2018, Histórias PIMtadas, Galeria Municipal, Lourinhã; de 17-03-2018 a 12-05-2018, Subtilezas, Espaço DelyArt, Lisboa; de 03-10-2017 a 22-01-2018, Histórias de Encantar, Coffee Tee, Lisboa

Coletivas: setembro de 2018, Alunos 2017-2018, SNBA, Lisboa; de 29-06-2018 a 21-07-2018, Pintura da SNBA em Aljustrel; de 28-11-2017 a 30-12-2017, Brilho(s) de Natal, Galiarte, Lisboa; de 30-10-2017 a 23-11-2017, Pintar a Europa, Instituto Jean Monet, Lisboa; de 07-09-2017 a 07-10-2017, Alunos 2016-2017, SNBA, Lisboa.

INAUGURAÇÃO marcada para dia 12 de outubro, às 19H00.

**A exposição fica patente de terça-feira a sábado, no seguinte horário: 10H30 às 16H30.

Local: Galeria Municipal da Lourinhã

Destacamos para este dia ()

Eventos Culturais - 01-10-2018 a 20-10-2018

Exposição de Cerâmica "Pedaços de Memória"

Exposição de Amélia Jalé e Helena Rocha Pereira

A ancestralidade da cerâmica artesanal conta a história da evolução do homem ao longo dos tempos. E, também aqui, a evolução interfere no "gosto" ou "moda".
O plástico e a sua natureza prática atirou a cerâmica para sótão, na maioria das vezes apenas por questões emocionais (as recordações da avó), ou para o museu, pelo seu valor artístico .
Mas... a natureza começou a revelar-se-lhe hostil (!)
Os efeitos do uso do plástico, direta ou indiretamente, na nossa saúde e na saúde do planeta (o sofrimento e morte de animais marinhos, bem como as ilhas flutuantes de plástico), trouxeram à tona a dignidade do barro, velho companheiro do homem!
A tradição de moldar tão nobre "fruto da terra" começa a apaixonar aqueles que, porventura, o olhavam com sobranceria!
Vamos, pois, dar ao barro e à cerâmica tradicional o lugar que merece, no pódio do nosso percurso ao longo da história!

Amélia Jalé
Apaixonada por tradições, aposentada, decide recuperar para os nossos dias a arte da cerâmica criativa/decorativa. De modo modesto, é certo, mas com a determinação de aprender e transmitir as técnicas desta arte tradicional. Foi com Ermelinda Sousa Lopes que deu os primeiros passos. Passou, entretanto, pelo Cencal (Caldas da Rainha) como aprendiz. Hoje, o sonho antigo tornou-se o seu hobby preferido, quer na manufatura e na transmissão de conhecimentos quer na motivação que tenta imprimir nos que a rodeiam, nomeadamente os mais jovens. 

Helena Rocha Pereira
Nascida em Lisboa, no ano de 1956, casada e mãe de dois filhos.
Profissão de cabeleireira e amante das artes: música, pintura, canto, escrita e cerâmica. Na escola, fez parte de um orfeão, nascendo aí o gosto de cantar em coros. Em 1983, vai residir para a Lourinhã, onde reúne um grupo de crianças e forma um coro infantil “Palmo e Meio”.
Em 2004, entra para o Coro Municipal da Lourinhã, do qual ainda faz parte.
Em 2013, descobre o gosto e admiração pela poesia. Desde logo começa a escrever, publicando então os seus poemas em antologias conjuntamente com outros autores.
Publica dois livros em nome individual. O primeiro em 2014 de poesia e pintura, dando cor às palavras: ”A Cor da Poesia”. Em 2016, lança o segundo livro, mas em prosa com vários contos: ” Mão de Contos”.
Em 2017, é convidada por uma amiga artesã para conhecer a arte da cerâmica pela qual se interessou, começando então a moldar as suas próprias peças.
Hoje, expõe as suas peças de cerâmica utilitária para que o público possa apreciar a sua recente arte de moldar o barro.

Local: Biblioteca Municipal da Lourinhã

Destacamos para este dia ()

Eventos Culturais - 01-10-2018 a 31-10-2018

Mês da Música - Outubro 2018

Dia 7 - 16H00
ENCONTRO DE BANDAS FILARMÓNICAS

Centro de Cultura e Recreio da Moita dos Ferreiros

Dia 13 - 21H30
CONCERTO COM OS MONDA

Auditório da AMAL

Dia 19 - 21H30
CONCERTO DA BANDA DA SOCIEDADE LÍRICA MOITENSE

Igreja Matriz de Santa Bárbara

Dia 21 - 14H30
ECO - ENCONTRO DE COROS DO OESTE

Vários locais da Lourinhã

Dia 27 - 21H30
CONCERTO DA BANDA DA ASSOCIAÇÃO MUSICAL E ARTÍSTICA LOURINHANENSE

Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Casalinho das Oliveiras

Local: Lourinhã

Destacamos para este dia ()

Eventos Culturais - 25-04-2018 a 15-12-2018

Agenda dos 800 anos da Confirmação do Foral da Lourinhã

PROMOTOR: Município da Lourinhã

PARCEIROS:
Adega Cooperativa da Lourinhã | Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente | Agrupamento de Escolas da Lourinhã | Ana Ramos | Ana Rosa Abreu | Carlos Pedro Alvez | Centro de Estudos Históricos da Lourinhã | Centro Hípico da Lourinhã | Comércio local | Coro Municipal da Lourinhã | Geal - Museu da Lourinhã | Instituto Alexandre Herculano da Universidade de Lisboa |Instituto de Estudos Medievais da Universidade de Lisboa | Oficinas de Teatro da Lourinhã, Ourivesaria Moderna | Raquel Monteiro | T'AMAL - Grupo de Teatro da AMAL | Jornal Alvorada | Rádio Clube da Lourinhã

Local: Lourinhã

Destacamos para este dia ()
 Próximos Eventos

Atividades para crianças - 20-10-2018

Yoga entre História: "O Leão Que Perdeu a Juba"

Sinopse

“Quando o Leão Cabeludo, certo dia, como que por magia, acorda sem a sua majestosa juba, todos os animais da selva se reúnem para o ajudar nesta sua importante demanda: recuperar a sua farta e gloriosa cabeleira. Mas no meio de inúmeras aventuras e desventuras, os animais descobrem algo verdadeiramente importante.”
Este pequeno-grande livro, cheio de cor e amor, alia a literatura infantil ao yoga para crianças. Para que pais e filhos possam ver, ouvir, sentir e experimentar juntos um livro muito divertido e original!

Conceção: Ana Rita Duarte - Sunshine Yoga Kids
Público-alvo: crianças entre os 3 e os 8 anos
Horário: 10h30
Duração: Aproximadamente 50 minutos
Custo: 3€
Inscrições: 15 crianças + 2 acompanhantes|Biblioteca Municipal – 261 410 133 ou biblioteca@cm-lourinha.pt

Local: Biblioteca Municipal da Lourinhã

Eventos Culturais - 20-10-2018

Visita Guiada à Igreja Conventual de St.º António

15H30 - 17H00

Valorizar e Partilhar Diversidade do Património da Igreja Conventual de Stº António da Lourinhã, conhecendo o espólio pictórico, estatuária e azulejaria, através de uma viagem desde a sua fundação à atualidade.

Iniciativa, de participação Livre, associada ao Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - 18 outubro, dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas - dinamizada pelo Município da Lourinhã e Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, com o apoio da Paróquia da Lourinhã.

** Em 2018, Ano Europeu do Património Cultural, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, dinamizado desde 2011, propõe o tema «Diálogos com a Arte Cristã» associando a diversidade cultural, a coesão social e a interculturalidade à especificidade do património histórico e cultural religioso junto da sociedade. As iniciativas desenvolvidas neste âmbito visam igualmente potenciar momentos de reflexão e partilha, dentro e fora do contexto eclesial, do trabalho desenvolvido e dos desafios com que se confrontam as dioceses portuguesas, guardiãs de um vasto legado pertença da identidade das comunidades onde atuam.

Local: Igreja Conventual de St.º António

Eventos Culturais - 26-10-2018

Última Sexta | Filme "Soldado Milhões"

Realizador: Gonçalo Galvão Teles & Jorge Paixão da Costa
Atores: Miguel Borges, João Arrais, Carminho Coelho
Ano: 2018
Duração (minutos): 85

SINOPSE
Aníbal Augusto Milhais é um entre tantos soldados enviados para a Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. Na Batalha de La Lys, contrariando ordens superiores, enfrenta sozinho sucessivas ofensivas alemãs de maneira a garantir a retirada dos companheiros. Milhais demora vários dias até reencontrar o seu pelotão em Saint- Venant, protegido apenas pela sua arma – Luisinha – e um amuleto da sorte oferecido pela sua amada. No ano em que se assinala o centenário da Primeira Guerra Mundial, acompanhamos o percurso do soldado Milhais, que valia milhões, através das suas memórias da guerra.

SESSÕES DISPONÍVEIS

10H30 - Sessão Escolas
14H30 - Sessão Clube Idade + e Academia Senior
21H30 - Sessão aberta ao público "Última Sexta"
Preço: 3€ (bilhetes à venda no local, antes do início da sessão)

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Atividades para crianças - 27-10-2018

Poesia para Bebés "Fogo"

Vamos atear as brasas da nossa imaginação e aquecê-la com palavras quentes que nos dizem escritores de todas as épocas quando evocam o fogo. Mesmo sabendo que às vezes o fogo se torna mais feroz e perigoso que qualquer animal, o bebé precisa crescer com esse pequeno sol que nos aconchega no inverno, nos dá luz e alegria.

Conceção: Só Histórias
Público-alvo: 6 meses aos 3 anos
Horário: 10h30
Duração: Aproximadamente 45minutos
Custos: 2€
Inscrições: 15 bebes + 2 acompanhantes|Biblioteca Municipal – 261 410 133 ou biblioteca@cm-lourinha.pt

Local: Biblioteca Municipal da Lourinhã

Cidadania - 27-10-2018

Conferência "Lourinhã na Grande Guerra (1914-1918)"

Encontro no âmbito do projeto desenvolvido pelo Arquivo Municipal entre 2015 e 2018, visa partilhar e promover o conhecimento sobre a primeira grande guerra do século XX, que determinou a história geográfica, económica e social da Europa e do mundo, e particularmente sobre a participação lourinhanense no conflito, capítulo importante, e até hoje inexistente, da história local, património histórico, cultural e identitário do concelho.

O trabalho desenvolvido pelo Serviço de Arquivo Municipal da Lourinhã ao longo de três anos e no âmbito das suas das suas funções culturais e educativas - compilação e análise de informação sobre a participação lourinhanense no primeiro grande conflito do século XX, que marcou a história geográfica, económica e social da europa e do mundo - torna assim possível escrever um importante, e até hoje inexistente, capítulo da história local, património histórico, cultural e identitário do concelho.

Como corolário deste projeto e com o objetivo de partilha e promoção do conhecimento sobre este momento histórico junto da comunidade, o Município da Lourinhã associa-se à agenda evocativa do Centenário da Grande Guerra e realiza a Conferencia LOURINHÃ NA GRANDE GUERRA (1914 – 1918).

PROGRAMA

10h00 | Abertura do Secretariado | Receção aos participantes

10h30 | Sessão de Abertura
Presidente do Município da Lourinhã, João Duarte Anastácio de Carvalho
Presidente do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã (CEHL), Teresa Farto Faria de Sousa

11h00 | 
- A Grande Guerra (1914 – 1918): Causas e Consequências
José João da Costa Pereira, Tenente-Coronel do Exército Português
- Lourinhã na Grande Guerra (1914 – 1918)
João Filipe Venâncio Leitão, CML - Arquivo Municipal

12h00 | Debate
Mediação: Teresa Farto Faria de Sousa, Presidente do CEHL

12h30 | Almoço

14h00 | Projeção do Filme “Soldado Milhões”

15h30 | Conversa com o realizador Gonçalo Galvão Teles
Mediação: Ana Luz, Técnica da Coordenação de Intervenção Sociocultural

16h00 | Pausa para Café

16h30 |
O Corpo Expedicionário Português e o Concelho de Murça na Grande Guerra
Dinis Serôdio Lopes da Costa, Tenente-Coronel do Exército Português

17h00 | Debate e Síntese dos Trabalhos
Musa Paulino, Tenente-Coronel do Exercito Português, Oficial de Infantaria Comando, Comandante da Companhia de Comandos que serviu, recentemente, na República Centro-Africana.

17h30 | Sessão de Encerramento
Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, José Tomé
Tenente-Coronel do Exercito Português, Musa Paulino
Técnico do Arquivo Municipal da Lourinhã, João Filipe Venâncio Leitão


Informações/Inscrições: Inscrições prévias até 25 de outubro – através do tel. 261 410 163 ou email arquivo@cm-lourinha.pt – deve indicar nome, data nascimento e NIF.

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Eventos Culturais - 03-11-2018

Filminhos Infantis à Solta Pelo País

Aprox. 55 min. M/4

Sinopse Geral (da sessão):
O programa deste mês tem muita música e movimento! Temos dragões músicos, fadas, equilibrismo e xilofones. Temos teatro e barbeiros músicos. Mas também temos passeios pela estrada, discotecas e animais que lutam pelo seu bem-estar. E tu? Qual destes filminhos vais preferir?

Trailer

Sinopses Individuais (por curta-metragem):

1 – O DRAGÃO E A MÚSICA
Camille Muller, Animação, Suíça, 2012, 8 min.
Nos bosques, uma menina torna-se amiga de um dragão. Os dois brincam e tocam música juntos, mas correm perigo, porque o Rei apenas autoriza marchas militares.

2 – AS AVENTURAS DE MIRIAM: O TEATRO
Priit Tender, Animação, Estónia, 2007, 5 min.
Miriam, o irmão mais novo e a galinha, veem uma representação do Capuchinho Vermelho. Estão totalmente envolvidos emocionalmente, temendo sobretudo a aparição do lobo.

3 – OS TUMBLIES E O XILOFONE
Patrick Raats, Animação, Holanda, 2013, 5 min.
Os Tumblies aventuram-se por truques de equilibrismo e pela música. Usam as suas capacidades criativas para descobrir novas formas de utilizar o seu corpo e de tocar um xilofone.

4 – A TRANSFORMAÇÃO
Martin Vermelen, Matthieu Hassan, Esla Bréhin, Animação, França, 2010, 7 min.
A Transformação é uma homenagem às princesas da Disney. Conta-nos a estória de uma jovem limpando o seu apartamento que se encontra em péssimo estado. Quando se deixa apoderar pela fadiga, eis que aparece uma ajuda especial: uma fada.

5 – MANCHA E MANCHINHAS: A DISCOTECA
Uzi Geffenblad, Lotta Geffenblad, Animação, Suécia, 2012, 7 min.
É véspera da passagem de ano e há um acontecimento especial, porque os nossos amigos vão fazer uma festa para celebrar. A discoteca está preparada e a roupa é adequada, só faltam os convidados… O que os fará demorar?

6 – SOM DE MUDANÇA
Harmony Bouchard, Raphaël Cenzi, Joakim Riedinger, Andy Le Cocq, Animação, França, 2011, 6 min.
Um barbeiro racista muda de estado de espírito, com a chegada de uma trompeta mágica à sua barbearia.

7 – O NATAL DOS PINGUINS
Arjan Wilschut, Animação, Holanda, 2004, 3 min.
Um pinguim no Pólo Sul tenta enviar a sua lista de presentes de Natal para o Pai Natal, no Pólo Norte. Nada parece funcionar, até que na véspera de Natal, algo mágico acontece.

8 – FOXY & MEG PASSEIAM PELA ESTRADA
André Letria, Animação, Portugal, 2010, 3 min.
Foxy e Meg são duas amigas improváveis, mas inseparáveis. As duas personagens caracterizam-se por uma enorme curiosidade que as levará a descobertas incríveis.
Que bela oportunidade Foxy e Meg têm para uma viagem! Mas deparam-se com um grande problema… Será que Meg consegue ajudar Foxy?

9 – OS PORCOS-ESPINHOS E A CIDADE
Evalds Lacis, Animação, Letónia, 2013, 10 min.
Um grupo de animais percebe que a sua floresta foi transformada numa cidade. A sua astúcia e organização, permitir-lhes-á encontrar uma solução para poderem sobreviver neste novo habitat.

Horário da sessão: 15H00
Preço: 2€ (bilhetes à venda no local antes do início da sessão)

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Eventos Culturais - 05-11-2018 a 11-11-2018

Teatro || O Espantalho Enamorado, de Guido Visconti

Peça de Teatro criada a partir da obra "O Espantalho Enamorado", de Guido Visconti. Com encenação e interpretação de Raquel Monteiro e fotografia de João Costa. Público-alvo: Pré-escolar, 1º e 2º anos.

Sessões Escolas (mediante marcação)

5 a 9 de Novembro 2018 (segunda a sexta)

10h00 / 11h00 / 14h30 (3 sessões)
***Informações e reservas: 261 410 111

Sessão Famílias
11 de Novembro 2018 (domingo)16h00
*** Bilhetes à venda no Posto de Turismo da Lourinhã, a partir de dia 22 de outubro. Os ingressos têm o valor de 2,5€ e estarão ainda disponíveis no local, no dia do espetáculo, 1 hora antes do início.

Local: Auditório da AMAL, Lourinhã

Eventos Desportivos - 10-11-2018

11ª Caminhada de São Martinho

Horário: 09h00

Mais informações a divulgar brevemente

Local: Reguengo Grande

Eventos Culturais - 11-11-2018

Teatro T'AMAL || Maria do Ó

Dia 11 de novembro/15H30
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Os Amigos de S. Bartolomeu

Dia 18 de novembro/15H30
Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira e Serra do Calvo

Dia 25 de novembro/15H30
Centro de Cultura e Recreio de Moita dos Ferreiros

Encenação: Jorge Spatz
Duração: 50m
ENTRADA LIVRE

Sinopse
(…) Disseram-me que já não morava ali… Que tinha casado… E o anjinho sempre a chorar-me nos braços, e eu sem leite para lhe dar. Mirrou-se-me o peito, Sr. Doutor. Foi do desgosto, ou da fome. Uma vez, desesperada, pedi esmola e fui presa. Estava muito frio… ao menos na cadeia não caía água, mas ao outro dia puseram-me fora. Nem presa me deixaram estar. Voltei para as ruas… Pedia trabalho, batia às portas, queria esfregar o chão, acarretar água… mas quando viam o menino, mandavam-me embora.

Local: Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Os Amigos de S. Bartolomeu

Eventos Culturais - 13-11-2018 a 18-11-2018

Exposição ADAPECIL

Local: Galeria Municipal da Lourinhã

Promoção do Território - 17-11-2018

Histórias ao Entardecer: Memórias da Batalha do Vimeiro


Horário: 16h00

Público-Alvo: População do Vimeiro e Público em Geral

Serão convidados habitantes do Vimeiro para partilharem as suas histórias e memórias numa atividade que tem como intuito promover a aproximação à população local e recolher património oral relacionado com a batalha. Pretende-se também que a população traga até ao CIBV objetos arqueológicos encontrados no campo da batalha e que partilhe a história desses artefactos de modo a contribuir para a investigação histórica levada a efeito pelo CIBV.

Contactos: Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) / cibatalhavimeiro@cm-lourinha.pt / 261 988 471

Uma iniciativa enquadrada na agenda cultural do CIBV: "Batalha do Vimeiro - 210 anos de história"

Local: Vimeiro

Atividades para crianças - 17-11-2018

Yoga entre Histórias: "A Lagartinha Que Tinha Um Sonho"

Sinopse

“Berta tinha um sonho! Sonhava que um dia poderia saltar tão alto e rodopiar tão elegantemente como uma verdadeira bailarina. Por isso, todos os dias ela se empenhava mais e mais para conseguir realizar este seu desejo. Por entre sucessos e fracassos, o seu coração batia com tanta força e determinação que, pouco a pouco, sem que ela se apercebesse, os seus sonhos iam sendo transformados em realidade.”
Este pequeno-grande livro, cheio de cor e amor, alia a literatura infantil ao yoga para crianças. Para que pais e filhos possam ver, ouvir, sentir e experimentar juntos um livro muito divertido e original!

Conceção: Ana Rita Duarte - Sunshine Yoga Kids
Público-alvo: crianças entre os 3 e os 8 anos
Horário: 10h30
Duração: Aproximadamente 50 minutos
Custos: 3€
Inscrições: 15 crianças + 2 acompanhantes | Biblioteca Municipal – 261 410 133 ou biblioteca@cm-lourinha.pt

Local: Biblioteca Municipal da Lourinhã

Cidadania - 17-11-2018

Colóquio D. Lourenço Vicente

Assinalando os 620 anos da morte da morte do arcebispo D. Lourenço Vicente, figura ímpar da história nacional pelo seu papel político, militar, religioso e cultural, relembrando a sua estreita ligação com a história, memória e identidade da Lourinhã e da região Oeste.

O encontro é organizado pelo Centro de Estudos Históricos da Lourinhã em parceria com as Universidades de Lisboa, Nova e Católica, e apoio do Município da Lourinhã.

Informações: Inscrições prévias até 15 de novembro – e-mail c.e.h.lourinha@gmail.com 

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Eventos Culturais - 17-11-2018

Exposição "Artes Visuais em Tempos Medievais"

No âmbito das Comemorações dos 800 Anos da Confirmação do Foral da Lourinhã, exposição temática de trabalhos criados por alunos de Artes Visuais do Ensino Secundário do concelho.

Local: Edifício dos Paços do Concelho

Eventos Desportivos - 18-11-2018

2ª Caminhada “Da Adega à Taberna”

Horário: 09h00

Mais informações a divulgar brevemente

Local: Moita dos Ferreiros

Eventos Culturais - 18-11-2018

Teatro T'AMAL || Maria do Ó

Dia 11 de novembro/15H30
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Os Amigos de S. Bartolomeu

Dia 18 de novembro/15H30
Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira e Serra do Calvo

Dia 25 de novembro/15H30
Centro de Cultura e Recreio de Moita dos Ferreiros

Encenação: Jorge Spatz
Duração: 50m
ENTRADA LIVRE

Sinopse
(…) Disseram-me que já não morava ali… Que tinha casado… E o anjinho sempre a chorar-me nos braços, e eu sem leite para lhe dar. Mirrou-se-me o peito, Sr. Doutor. Foi do desgosto, ou da fome. Uma vez, desesperada, pedi esmola e fui presa. Estava muito frio… ao menos na cadeia não caía água, mas ao outro dia puseram-me fora. Nem presa me deixaram estar. Voltei para as ruas… Pedia trabalho, batia às portas, queria esfregar o chão, acarretar água… mas quando viam o menino, mandavam-me embora.

Local: Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira e Serra do Calvo

Atividades para crianças - 24-11-2018

Poesia para Bebés "Poemas para Festejar"

Cheira a castanha assada e os aromas de frutos enchem o ar. Lá fora está frio, mas cá dentro, temos lenha, calor, luz e o som de mil palavras brilhando para a grande festa da família, que é o Natal.

Conceção: Só Histórias
Público-alvo: 6 meses aos 3 anos
Horário: 10h30
Custos: 2€
Inscrições: 15 bebes + 2 acompanhantes|Biblioteca Municipal – 261 410 133 ou biblioteca@cm-lourinha.pt

Local: Biblioteca Municipal da Lourinhã

Eventos Culturais - 25-11-2018

Teatro T'AMAL || Maria do Ó

Dia 11 de novembro/15H30
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Os Amigos de S. Bartolomeu

Dia 18 de novembro/15H30
Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira e Serra do Calvo

Dia 25 de novembro/15H30
Centro de Cultura e Recreio de Moita dos Ferreiros

Encenação: Jorge Spatz
Duração: 50m
ENTRADA LIVRE

Sinopse
(…) Disseram-me que já não morava ali… Que tinha casado… E o anjinho sempre a chorar-me nos braços, e eu sem leite para lhe dar. Mirrou-se-me o peito, Sr. Doutor. Foi do desgosto, ou da fome. Uma vez, desesperada, pedi esmola e fui presa. Estava muito frio… ao menos na cadeia não caía água, mas ao outro dia puseram-me fora. Nem presa me deixaram estar. Voltei para as ruas… Pedia trabalho, batia às portas, queria esfregar o chão, acarretar água… mas quando viam o menino, mandavam-me embora.

Local: Centro de Cultura e Recreio de Moita dos Ferreiros

Eventos Culturais - 30-11-2018

Última Sexta | Filme "Pedro e Inês"

Partindo da história bem conhecida do imaginário coletivo português de Pedro e Inês, o filme expande-se ao longo de duas outras histórias paralelas em épocas diferentes – para além da original de D. Pedro, rei de Portugal no seculo XIV, "Pedro e Inês" conta ainda a história de Pedro Bravo, filho de um importante arquiteto do século XXI e a de Pedro Rey, um jovem filho de um líder de uma comunidade rural, a única categoria de indivíduos que está autorizada a reproduzir-se na sociedade de um futuro distópico imaginário. Apesar de a história de Pedro e Inês serem contadas em séculos diferentes com regras familiares e sociais de cada época, o seu destino é comum: o de estarem incondicionalmente apaixonados, mas não poderem viver esse amor.
O filme foi rodado em quatro concelhos do distrito de Coimbra – Coimbra, Cantanhede, Montemoro-Novo e Lousã. A Diogo Amaral e Joana de Verona juntam-se ainda nos principais papéis Vera Kolodzig, Cristóvão Campos, Custódia Gallego, João Lagarto e Miguel Borges. ‘PEDRO E INÊS’ é uma das produções portuguesas mais ambiciosas dos últimos anos.
Selecionado para a competição oficial do MWFF 2018 - Festival Internacional de Cinema de Montreal (Montreal World Film Festival) no Canadá, e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2018 em competição oficial (Novos Diretores).

Sinopse
Inspirado na lenda de Pedro e Inês, o filme conta a história de Pedro, um homem internado num hospital psiquiátrico por viajar de carro com o cadáver da sua amada Inês, que recorda simultaneamente as vidas de Pedro de Portugal na idade média, Pedro Bravo no presente e Pedro Rey num futuro distópico.
“…este caos que vai na minha cabeça e que tantas vezes me faz confundir o tempo com o tempo com o tempo. Viajo entre o ser e não ser, entre estar e não estar e isso, deixa-me cansado, confuso, incerto. Não tenho passado nem futuro, só tenho presente e penso que essa é a minha doença”, em "A Trança de Inês", de Rosa Lobato de Faria.

Escrito e Realizado por: António Ferreira
Produção: Tathiani Sacilotto (Persona Non Grata Pictures)
Elenco: Diogo Amaral (Pedro), Joana de Verona (Inês), Vera Kolodzig (Constança), Cristóvão Campos (Estevão), Custódia Gallego (Beatriz), João Lagarto (Afonso), Miguel Borges (Pêro Coelho).

Horário da sessão: 21H30
Preço: 3 € (bilhetes à venda no local antes do início da sessão)

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Eventos Culturais - 01-12-2018

Concerto de Tiago Bettencourt

Autor de várias composições de referência da nova música portuguesa, foi há mais de dez anos que embarcou naquela que seria a sua primeira aventura em estúdio, com Toranja, marcando para sempre o panorama musical português.

A riqueza da simplicidade dos seus poemas e melodias depressa captou a atenção do público e se "Esquissos" foi um sucesso de vendas, o álbum "Segundo" também não ficou aquém. Temas inesquecíveis como "Carta" e "Laços" são indissociáveis das suas melodias e da sua voz marcante. Já em 2006 os Toranja anunciam uma pausa prolongada. É então que Tiago Bettencourt parte para o Canadá e tendo como banda de apoio os Mantha, grava o álbum "Jardim", editado em 2007 com o grande êxito "Canção Simples".

Em 2010, é editado "Em fuga" com o single "Só mais uma volta". A mesma edição exclusiva CD DVD contém imagens inéditas de estúdio durante a gravação de «Em Fuga», juntamente com uma filmagem de músicas do primeiro álbum a solo do músico.

No final do ano de 2011 é editado "Tiago na Toca e os Poetas". Neste álbum, que surge acompanhado de um livro, Tiago o músico canta poemas de autores portugueses como Florbela Espanca e José Carlos Ary dos Santos, na companhia de amigos, entre eles, Carminho, Camané, Fernando Tordo, entre outros.

A 26 de Novembro de 2012 chega às lojas “Acústico”. O regresso aos discos é também uma imensa celebração: reunido de convidados (Lura e Jorge Palma) e munido dos melhores momentos de uma carreira exemplar, «Acústico» assinala um percurso de uma década de muitas experiências e sucesso, que não só revelou uma das maiores vozes nacionais como trouxe um dos grandes autores da sua geração.

Em 2014, Tiago Bettencourt apresenta o novo disco “Do Princípio”, contando com três colaborações de luxo (Jacques Morelenbaum, Mário Laginha e Fred Pinto Ferreira) além dos seus músicos habituais. Neste disco Tiago renova-se apresentando, entre outros, os surpreendentes “Aquilo que eu não fiz”, “Morena” e “Maria”.

Tiago Bettencourt lançou no ano passado o seu sexto e mais recente álbum, A Procura.

Se Me Deixasses Ser, Partimos a Pedra e Diz Sim foram os primeiros temas divulgados ao público. Mais recentemente, chegou a vez de revelar o vídeo de Dragão, o quarto single do álbum.

O concerto no Auditório da AMAL está marcado para as 21H30, os bilhetes ficarão em breve disponíveis no Posto de Turismo da Lourinhã (10€) ou no dia, no local do espetáculo, uma hora antes do seu início (12€).

Local: Auditório da AMAL

Eventos Culturais - 15-12-2018

Concerto de Daniel Neto

Nasceu em Calw, nos arredores de Estugarda, na Alemanha. A sua formação musical foi feita em jazz, no Hot Clube de Lisboa e na Universidade de Évora. É professor de guitarra desde 2006 e participou em projetos como Alexander Search (onde Salvador Sobral é vocalista), Joana Barra Vaz, Búfalo Sentado e José Braima Balissá. Tem ainda dois projetos intitulados "Daniel Neto Trio - WES Montgomery Tribute" e "Daniel Neto Quinteto". É com este último que se apresenta no dia 15 de dezembro, no Auditório da AMAL, na Lourinhã, a partir das 21H30. 

O quinteto vem pronto para tocar o álbum "Olho de Peixe", lançado em 2017, com composições escritas especificamente para uma invulgar formação composta por clarinete, vibrafone, contrabaixo, guitarra e bateria. As suas composições amotinam as ideologias clássicas do jazz, tornando as suas sessões de tal forma envolventes, que têm terminado com o público, de pé, em ovação. 

Os bilhetes estarão brevemente à venda no Posto de Turismo da Lourinhã e uma hora antes do início do espetáculo, no local. Em ambas as situações, o preço é de 5€.

  

Local: Auditório da AMAL

Atividades para crianças - 17-12-2018 a 19-12-2018

Hora do Conto: "De Que Te Lembras Tu?", de Paul Stewart e Chris Riddell

Sinopse 

O Ouriço quer jogar ao “lembras-te”, mas o coelho não quer. Sabe que se vão lembrar de modo diferente e vão acabar por discutir; é o que acontece sempre! Mas desta vez não é assim… Desta vez há uma coisa de que nenhum deles se lembra e é uma coisa que torna a sua amizade muito especial.

Conceção: Biblioteca Municipal
Público-alvo: 3 aos 6 anos
Horário: 10h30
Inscrições: 25 crianças|Biblioteca Municipal – 261 410 133 ou biblioteca@cm-lourinha.pt

Local: Biblioteca Municipal da Lourinhã

Atividades para crianças - 17-12-2018 a 21-12-2018

Mãos à Obra: Ateliers de Natal

Conceção: Biblioteca Municipal
Público-alvo: 8 aos 14 anos
Horário: 14h30
Inscrições: 10 crianças|Biblioteca Municipal – 261 410 133 ou biblioteca@cm-lourinha.pt

17 dezembro
Mãos à Obra: Coroa de Trapos - Construção de uma coroa de Natal com pedaços de tecido.

18 dezembro
Mãos à Obra: Decora com Sentimentos – Construção de decoração natalícia com a temática dos sentimentos.

19 dezembro
Mãos à Obra: Escrita de Natal – Criação de um porta caneta alusivo ao natal.

20 dezembro
Mãos à Obra: Diário de Natal – Decoração natalícia de caderno e criação de Poema de Natal.

21 dezembro
Mãos à Obra: Presente de Natal – Decoração natalícia em vaso reciclado com a oferta de uma Planta.


Local: Biblioteca Municipal da Lourinhã

Promoção do Território - 18-12-2018 a 23-12-2018

Natal no CIBV: Pequenos Arqueólogos da Batalha do Vimeiro


Horário: a partir das 10h00 (terça-feira a domingo)

Público-Alvo: Infanto-Juvenil (a partir dos 6 anos)

No âmbito das Férias Escolares de Natal, terá lugar uma experiência lúdico-didática de arqueologia para crianças. A atividade começa com a uma breve enquadramento sobre a arqueológica e, em seguida, os mais novos têm oportunidade de participar numa pequena escavação em caixa de areia. No final, terá lugar o tratamento do património encontrado.


Contactos: Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) / cibatalhavimeiro@cm-lourinha.pt / 261 988 471

Uma iniciativa enquadrada na agenda cultural do CIBV: "Batalha do Vimeiro - 210 anos de história"

Local: Vimeiro

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2018 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.