Eventos Culturais

Exposição | Amor, Ricardo Passos

Imagem do Evento

Este ano, na Lourinhã, o Dia dos Namorados fica marcado pela inauguração da exposição de artes plásticas "O Amor", de Ricardo Passos. O artista faz chegar à vila da Lourinhã a Trilogia Love Box, um projeto que nasceu em 2014 e que apresenta três fases.

A primeira, "Caixas Com Vida", é composta a por uma série de pintura e escultura, onde o coração é protagonista. A segunda, "A Sagração do Profano", aborda a problemática das relações amorosas que, podendo não obedecer aos padrões que a sociedade estabelece como “normais”, poderão desencadear certos comportamentos humanos estigmatizantes por parte de quem não os aprove. A terceira, "Guardado no Coração", é uma ode às memórias e encerra em 2018 a trilogia do projeto.

Ao longo do tempo em que Ricardo Passos foi formando esta obra, convidou também figuras públicas da nossa sociedade, das mais diversas áreas - cerca de 100 nomes, como Valter Hugo Mãe, Carlos do Carmo, Ruy de Carvalho ... -, no sentido de elaborarem textos acerca da temática que desenvolveu plasticamente, tendo desta forma, a componente editorial enriquecido o projeto, com o surgimento de três livros.

A inauguração está marcada para as 18H30, na Galeria Municipal da Lourinhã, e a exposição fica patente até ao dia 9 de março.

Ricardo Passos Bio

Ricardo Passos nasceu em Lisboa em 1963, e desde muito cedo se apaixonou pelas artes plásticas em geral.
A sua actividade profissional desenvolve-se essencialmente na área da Pintura e do Design Gráfico, o que lhe permite exercitar quotidianamente noções de equilíbrio formal e conceptual, apurando assim a sua expressividade e sensibilidade artística. Na obra de Passos é visível o frequente afastamento da representação convencional, e a busca de um outro universo, guía da sua criatividade, onde muitas vezes estão presentes aspectos como a exuberância, o romantismo, a crueldade e o sonho, tomando assim igual protagonismo, no seu trabalho, a coerência visual e a coerência conceptual.

Distinguido por várias vezes nas diversas áreas de expressão artística – Pintura, design, joalharia, cerâmica, cenografia – está representado em várias coleções particulares e institucionais.

Com exposições realizadas um pouco por tudo o mundo; Portugal, Espanha, França, Suiça, Finlândia, Itália, Malta, Eslovénia, Inglaterra, Dubai, China, Japão, Tailândia, EUA, Brasil...

Local: Galeria Municipal da Lourinhã

Datas de Realização