Eventos Culturais

III Encontro Património & Cultura: “A Lourinhã entre Forais: Espaços, Gentes e Poderes”

Imagem do Evento

Horário: 09H30 -17H00
Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira | Lourinhã (LAT. 39°2377354 – LONG. -9°30732330)

Participação livre mediante inscrição prévia obrigatória, até 27 junho, para cultura@cm-lourinha.pt / 261.410186 com nome e contato (e-mail/tel.)

Organização

09H30 – Abertura do Secretariado | Receção aos Participantes
10H00 – Sessão de Abertura
O Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã
João Duarte Anastácio de Carvalho
A Presidente do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã
Teresa Farto Faria de Sousa
O Presidente do Instituto Alexandre Herculano da Universidade de Lisboa
Pedro Gomes Barbosa

10H30 - A GEOGRAFIA DA LOURINHÃ MEDIEVAL
Pedro Gomes Barbosa, Centro de Estudos Geográficos e Diretor do Instituto de Estudos Regionais e do Municipalismo “Alexandre Herculano” da Universidade de Lisboa.
Moderação: Teresa Faria de Sousa, Presidente da direção do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã; Investigadora no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

11H00 – Pausa para Café

11H30 - O FORAL DA LOURINHÃ
Manuela Santos Silva, Investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa; Colaboradora do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova.
12H00 - A AUTONOMIA DO CONCELHO DA LOURINHÃ NA BAIXA IDADE MÉDIA
Adelaide Millán Costa, Investigadora do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova; Professora na Universidade Aberta.
Moderação: Maria Filomena Andrade, Professora na Universidade Aberta; Diretora-Adjunta e Investigadora do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

12H30 - Debate

14H30 – O ENQUADRAMENTO ECLESIÁSTICO: A COLEGIADA DE SANTA MARIA DA LOURINHÃ.
Mário Farelo, Investigador do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova; Colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa; Colaborador do Centro de História da Universidade de Lisboa.

15H00 - O FORAL MANUELINO DA LOURINHÃ
Saul António Gomes, Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa, Universidade Católica Portuguesa.

15H30 – Debate e Síntese dos Trabalhos
Moderação: João Luís Inglês Fontes, Subdiretor do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova; Investigador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

16H00 – Sessão de Encerramento
Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa
João Luís Inglês Fontes
Vice-presidente do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã
Cândida Pereira
Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã
José António da Costa Tomé

16H30 – Prova de Aguardente DOC Lourinhã
Edição Comemorativa dos 800 Anos da Confirmação do Foral da Lourinhã

(imagem do evento: TT, Ordem de Cister, Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, 1ª inc., DP, mç. 7, nº 38 (1250).

Local: Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira

Datas de Realização