Eventos Culturais

EXPOSIÇÃO | Surf, Um Outro Olhar

Imagem do Evento

Exposição de Fotografia e Escultura “Surf, Um Outro Olhar”, dos fotógrafos Pedro Roque Rebelo, Paulo Leal Duarte, Ricardo Santos Luís e Ricardo Bravo e do escultor Johny Vieira.

Esta mostra abre ao público no dia 12 de abril, às 18H30, na Galeria Municipal da Lourinhã.

A exposição está integrada na programação do Ciclo de Cinema de Surf e irá depois ocupar o átrio do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, entre 25 de maio e 31 de agosto. Mais informações brevemente em: www.cm-lourinha.pt

Johny Vieira, escultor, apresenta-se:

Nasci na Suíça, em 1987, e em 1997 vim para Santa Cruz, terra onde o meu pai cresceu.

Aí comecei a minha vida devotamente ligada ao mar. A obsessão pelo oceano e pelo surf foi o que me fez começar a criar e recriar ondas. Algo tão especial e com um lugar tão grande nos corações e mentes dos surfistas, uma espécie de arte sacra do oceano.

Não tinha bases artísticas quando comecei, nem frequentei qualquer curso de arte. Desde o início, como autodidata, tenho vindo a dar o meu tempo para poder errar, conhecer técnicas, materiais e ferramentas, de forma a aprender e evoluir.

Hoje em dia aprendo Desenho e Pintura, na escola de Duran Castaibert, em Torres Vedras, e fora do tempo de trabalho, continuo no mar.

Artista usa técnicas mistas, em gesso, metal e madeira, goma laca e tinta vinílica.

Paulo Leal Duarte, fotógrafo, apresenta-se:

Nasci em 1963 na Covilhã, estudei arquitetura e sou professor de Educação Visual, na Lourinhã.

Dedico-me à música improvisada, à pintura e à prática de bodysurf, o que me levou à fotografia de ondas e de surf.

Ricardo Bravo, fotógrafo, apresenta-se:

Nasci, vivi e estudei em Lisboa, faço bodyboard desde os 13 anos, sou casado e tenho duas filhas. Atualmente, vivo e tenho um estúdio fotográfico em Paço de Arcos, com vista para o Tejo e o Atlântico. Fotografo em terra, na água e no ar.

Na adolescência comprei a minha primeira câmara e percebi que não sabia fazer outras coisas, embora me atreva a escrever para ilustrar fotografias. Durante mais de duas décadas, fui fotógrafo e editor de fotografia em algumas das principais publicações de surf. Dos dias e anos passados a olhar o mar, aprendi a ler e escrever por entre as subtilezas da luz.

Como rota paralela ao meu trabalho enquanto fotógrafo de surf, tenho desenvolvido ao longo dos últimos anos o projeto “Amphibious”, onde observo e registo a relação dos surfistas com o mar e exploro esta ideia de vidas condicionadas por uma necessidade absoluta de regresso ao mar. Estas dez imagens agora escolhidas, não pretendem formar um conjunto definitivo para este projeto, mas antes dar a conhecer alguns momentos isolados que encaixam naturalmente numa ilustração das vidas destes seres anfíbios, que vou observando com a atenção que o luxo de não ter um prazo a cumprir me permite.

Pedro Roque Rebelo, fotógrafo, apresenta-se:

A fotografia surgiu por acaso … fui-me apaixonando. Na minha perspetiva, a fotografia é uma forma de comunicação em que o meu olhar e os meus sentimentos sobre o Mundo se revelam.

Ricardo dos Santos Luís, fotógrafo, apresenta-se:

Sou fotógrafo de surf, paisagem e retrato. Com publicações nacionais e internacionais, atualmente faço trabalhos de imagens aéreas.

Colaboro com a SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado, desde 2013.

Local: Galeria Municipal da Lourinhã

Datas de Realização