Eventos Culturais

CINEMA | Filminhos Infantis à Solta Pelo País

Imagem do Evento

Abel vive no inverno, Apolline vive no verão. O que acontecerá quando se juntarem? Este mês a casa do Mancha e do Manchinhas está uma confusão e eles decidiram fazer uma grande transformação! Enquanto os nossos amigos Tumblies enfrentam alguns problemas, a Foxy e a Meg levam-nos visitar um museu. Com um estilo satírico e humorístico, a próxima história retrata uma situação social atual e abre-nos a porta à introspeção. Depois, conhecemos uma menina que se torna amiga de um dragão, fazemos um piquenique com a Miriam e ajudamos um grupo de animais da floresta a sobreviver na cidade. Acabamos com A Nuvem Fofinha que ao querer ajudar a cidade, incendeia-la sem querer.

VEJA O TRAILER

Sinopses Individuais (por curta-metragem):
1 – O PRIMEIRO OUTONO
Carlos de Carvalho, Aude Danset, Animação, França, 2013, 11 min.
Abel vive no inverno, Apolline vive no verão. Cada um vive isolado na sua “natureza” e nunca se encontram e assim deve ser. Mas um dia, Abel cruza a fronteira, descobre Apolline e tudo vai mudar…

2 – MANCHA E MANCHINHAS: A DECORAÇÃO
Uzi Geffenblad e Lotta Geffenblad, Animação, Suécia, 2012, 7 min.
A casa está numa grande confusão e o Mancha e o Manchinhas decidem fazer uma verdadeira transformação! No sótão eles têm pincéis, tintas e papel de parede. O resultado é uma surpresa!

3 – OS TUMBLIES EM DIFICULDADES
Patrick Raats, Animação, Holanda, 2013, 5 min.
Neste episódio os Tumblies vão enfrentar alguns problemas, mas com muita imaginação e criatividade vão conseguir resolvê-los, nunca deixando a amizade ficar para trás.

4 – FOXY & MEG VISITAM O MUSEU
André Letria, Animação, Portugal, 2010, 3 min.
Foxy e Meg vão ver uma exposição de pintura e Foxy fica cheia de inspiração! O que será que irá fazer?

5 – AGARRADOS AO TELEMÓVEL
Chenglin Xie, Animação, China, 2015, 3 min.
Agarrados ao smartphone o dia inteiro, nós estamo-nos gradualmente a alienar da vida normal e das pessoas mais próximas. Com um estilo satírico e humorístico, aqui é retratada a situação social atual e aberta uma porta de acesso à introspeção.

6 – O DRAGÃO E A MÚSICA
Camille Muller, Animação, Suíça, 2012, 8 min.
Nos bosques, uma menina torna-se amiga de um dragão. Os dois brincam e tocam música juntos, mas correm perigo, porque o Rei apenas autoriza marchas militares.

7 – AS AVENTURAS DE MIRIAM: O PIQUENIQUE
Andrés Tenusaar, Animação, Estónia, 2007, 5 min
Neste passeio de família, enquanto os pais preparam a mesa para o piquenique, os miúdos brincam no campo. A galinha, tremendo, passeia por uma horta com medo de encontrar um espantalho. Enquanto todos a observam, o irmão mais novo encontra uma cobra, mas esta galinha é valente e pretende ser o herói do dia.

8 – OS PORCOS-ESPINHOS E A CIDADE
Evalds Lacis, Animação, Letónia, 2013, 10 min.
Um grupo de animais percebe que a sua floresta foi transformada numa cidade. A sua astúcia e organização, permitir-lhes-á encontrar uma solução para poderem sobreviver neste novo habitat.

9 – A NUVEM FOFINHA
Conor Finnegan, Animação, Irlanda, 2010, 3 min.
A Nuvem Fofinha quer ajudar a cidade, mas acaba por incendiá-la sem querer.

Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira – Lourinhã
6 de Abril às 15h00 - Sessão para famílias