II Demonstração Temática de Segurança e Proteção Civil da Lourinhã

02-06-2019
II Demonstração Temática de Segurança e Proteção Civil da Lourinhã
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), no âmbito do projeto Lourinhã + Resiliente e da integração do Município da Lourinhã na campanha mundial das Nações Unidas "Making Cities Resilient: My city is Getting Ready", promove ao longo do dia de hoje a 2.ª Demonstração Temática de Segurança e Proteção Civil da Lourinhã, que decorre na zona envolvente do edifício da Câmara Municipal da Lourinhã até às 18H00.

Nesta demonstração os visitantes terão a oportunidade de conhecer meios, competências e responsabilidades, e a forma como estas entidades colaboram e/ou atuam num cenário de catástrofe, através de uma visita às viaturas presentes, demonstrações temáticas, exposição de fardamentos, e diverso material de apoio utilizado nas operações de proteção e socorro.

A atividade surge em paralelo com as Comemorações do Dia Mundial da Criança, com o objetivo de atingir um público-alvo maioritariamente em idade escolar, assim como pais e encarregados de educação.

Ao início da manhã o SMPC recebeu no Salão Nobre dos Paços do Município as cerca de 20 entidades presentes, numa cerimónia que contou com a presença do vice-presidente do Município da Lourinhã, José Tomé, da vereadora em regime de permanência, Carla Custódio, e dos presidentes de junta das freguesias e uniões de freguesia de Reguengo Grande, Ribamar, Lourinhã e Atalaia, Miragaia e Marteleira, São Bartolomeu dos Galegos e Moledo,Santa Bárbara e Moita dos Ferreiros.
Nesta sessão, a abertura ficou a cargo de José Tomé, que destacou a aposta do Município da Lourinhã na prevenção.

"Esta é mais uma aposta na prevenção e a continuidade de um trabalho constante que realizamos através de ações de sensibilização junto de crianças e jovens, mas também das restantes faixas etárias, como é o caso da população senior. Sabemos que este investimento, essencialmente nos mais jovens, acabam por ter as suas repercussões mais tarde.", destacou o autarca.

Já o Eng.º Daniel da Neves, do Serviço Municipal de Proteção Civil, realçou o objetivo principal desta iniciativa.

"Tornar o território do concelho da Lourinhã mais resiliente é o que nos move neste tipo de atividade. Quase toda a comunidade escolar já conhece as medidas de autoproteção a adotar em situação de emergência, mas temos de insistir e, quase por cansaço, fazer com que assimilem para a vida", frisou o técnico municipal.
Para a dinamização da atividade, o SMPC desenvolveu um documento semelhante a um “passaporte de segurança”, que será entregue à entrada do recinto da exposição, com o objetivo de cativar os participantes a reunir o maior número de carimbos à passagem por cada um dos pontos de exposição de meios e recursos das entidades representadas.

À saída os participantes recebem uma mochila, munida de um manual de medidas de autoproteção, onde está explicito como elaborar um plano de emergência familiar, bem como uma checklist, para que cada criança entenda quais os elementos que compõem um kit de emergência familiar.

A exposição conta com a presença das seguintes entidades, associações e empresas:

• Serviço Municipal de Proteção Civil
• Bombeiros Voluntários da Lourinhã
• Guarda Nacional Republicana
• Autoridade Marítima Local (Polícia Marítima / Instituto de Socorro a Náufragos)
• Exército Português - Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME)
• Autoridade Nacional Segurança Rodoviária
• Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação Lourinhã