Biblioteca para Todos: Inauguração de espaços de promoção da leitura no Reguengo Grande e Santa Bárbara

07-02-2018
No âmbito do projeto Biblioteca para Todos foram inaugurados, nos dias 6 e 7 de fevereiro, dois espaços de promoção do livro e da leitura, nas sedes das Juntas de Freguesia do Reguengo Grande e de Santa Bárbara.

Na breve sessão inaugural, o vereador José Tomé e a coordenadora de Intervenção Sociocultural, Mafalda Teixeira, falaram sobre este projeto que pretende levar alguma da oferta da Biblioteca Municipal a estas freguesias do concelho . A diversidade da oferta e o cariz informal destas áreas de leitura foram, igualmente, referidos pelos intervenientes, que  salientaram a possibilidade de empréstimo tanto dos livros, como dos dvd's que integram estas pequenas bibliotecas.

Ao longo desta iniciativa estiveram presentes alunos e professores de estabelecimentos de ensino das duas freguesias, que desde logo demonstraram curiosidade pela oferta destes espaços, bem como os respetivos presidentes de Junta, Ana Isabel Barros, do Reguengo Grande, e Sérgio Ferreira, de Santa Bárbara,  entre funcionários da Biblioteca Municipal e membros do Executivo das duas Juntas de Freguesia.

O projeto "Biblioteca para Todos"
“Biblioteca para Todos” é um projeto democrático e descentralizado, que pretende tornar acessível a toda a população os livros e a literatura, através da criação de pequenas áreas de leitura, onde também sejam dinamizadas atividades diversas, proporcionando-se assim momentos culturais, lúdicos e recreativos. A par das Juntas, a implementação deste projeto também está prevista para associações culturais e recreativas e outros espaços comunitários.

São objetivos da “Biblioteca para Todos” divulgar o livro e promover a leitura junto das populações mais afastadas do concelho, contribuindo para a sua formação integral e bem-estar, reforçando o direito de toda a população aos bens culturais. O projeto visa ainda combater a iliteracia, através da criação de hábitos de leitura e de aprendizagem, e por último divulgar em todas as localidades as atividades promovidas pela biblioteca municipal.