Inaugurado o Dino Parque Lourinhã: maior museu ao ar livre de Portugal

12-02-2018
Inaugurado o Dino Parque Lourinhã: maior museu ao ar livre de Portugal
O presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, citou Fernando Pessoa para descrever a importância do momento que se viveu, no dia 8 de fevereiro, com a inauguração do Dino Parque Lourinhã: "Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce".

O representante máximo do Município foi um dos intervenientes na sessão inaugural, marcada também pela presença do secretário de Estado, Carlos Miguel. O titular da pasta das Autarquias Locais deu os parabéns a todos os envolvidos pela concretização da estrutura, transmitindo o apreço e as congratulações do Governo aos responsáveis pelo empreendimento.

Ao longo do ato inaugural intervieram ainda Joseph Dickman, CEO do Dino Parque Lourinhã, e Luís Rocha, Diretor Executivo, bem como Lubélia Gonçalves, presidente da Direção do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL), que foram unânimes em considerar o Dino Parque como um equipamento determinante para o desenvolvimento do concelho e da região.

Tal como afirmou João Duarte de Carvalho "o Parque dos Dinossauros foi um projeto sonhado e desejado por muitos lourinhanenses, que ao longo das últimas décadas desenvolveram esforços para que o mesmo fosse uma realidade", reforçando, com estas palavras, a emoção e a alegria de todos os envolvidos em pleno dia de abertura. Para o autarca, é pretensão comum que projeto "cresça e se desenvolva", contribuindo para tornar “a Lourinhã e a região num polo de atração ímpar”.

A cerimónia inaugural do maior museu ao ar livre de Portugal e um dos maiores parques temáticos de dinossauros da Europa contemplou, ainda, o descerramento da placa evocativa da inauguração, a bênção das instalações, e uma atuação da classe gímnica do Hóquei Clube da Lourinhã, Acrogym Enigmas.

Seguiu-se a visita à zona de exposição e aos trilhos povoados por 120 modelos de dinossauros, posicionados como se estivessem no seu habitat natural, propiciando-se uma autêntica viagem pela história e pela própria evolução destes animais, que outrora dominaram o planeta Terra. A visita culminou com uma passagem pelo pavilhão das atividades, pela zona de restauração e loja do equipamento.

Recorde-se que o Dino Parque Lourinhã resulta de um protocolo de parceria estabelecido entre a empresa Parque de Dinossauros da Lourinhã (PDL), Unipessoal Lda, o Município da Lourinhã e o GEAL – Museu da Lourinhã.

O Município cedeu o direito de superfície para a construção do parque, e desenvolveu os trabalhos relacionados com os acessos. Já o GEAL disponibilizou o espólio da área da paleontologia, sendo, de igual modo, o responsável científico e operacional da exposição indoor patente no Dinoparque. Por último a empresa PDL foi responsável por um investimento superior a quatro milhões de euros, sendo que uma parte desse montante foi efetivada através de uma candidatura ao Turismo de Portugal.

O Dino Parque

Situado na Rua Vale dos Dinossauros, na Abelheira (GPS: 39.278501, -9.293023), Dino Parque abre ao público hoje, sexta-feira às 10h00, funcionando de segunda a domingo, ao longo de todo o ano. Encerra apenas no dia de Natal, 25 de dezembro.
Em 2018, o horário de funcionamento é o seguinte:
- Meses de fevereiro, outubro, novembro e dezembro : 10h00 às 17h00 (última entrada às 15h30);
- Meses de março, abril e maio das 10h00 às 18h00 (última entrada às 16h30);
- Meses de junho, julho, agosto e setembro das 10h00 às 19h00 (última entrada às 17h30).

O preço dos bilhetes é de 9,50 euros para crianças dos 4 aos 12 anos, 12,50 euros para jovens e adultos a partir dos 13 anos, 11,50 euros para bilhete de grupo com mais de 20 pessoas e 8,50 euros para bilhete de grupo com mais de 20 crianças.

Todas os residentes no concelho da Lourinhã receberão, numa próxima fatura da água, um desconto de cinco euros em cada bilhete (dois adultos + duas crianças) e todos os alunos do concelho terão direito a uma entrada anual gratuita.

O parque possui também total acessibilidade para pessoas com necessidades de assistência especial, sendo permitida a entrada de cães com trela.