Jornadas da Educação debatem novas perspetivas da educação

11-09-2018
Jornadas da Educação debatem novas perspetivas da educação
[+] Fotos
No primeiro dia das Jornadas da Educação – Lourinhã 2018 o debate centrou-se em novas perspetivas da educação, começando com um painel onde foi apresentado um retrato da atualidade a nível nacional.

Moderado por Rosalina Nunes, representante do Conselho Municipal de Educação no grupo de trabalho do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região Oeste – “Aluno ao Centro”, este painel iniciou com a apresentação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, pela professora Maria Odete João. Já João Marôco, professor associado de estatística do ISPA, deu a conhecer as assimetrias educacionais com base no PISA (Programme for International Student Assessment), um programa que levou responsáveis da OCDE a considerarem Portugal como “a maior história de sucesso europeu” neste âmbito, classificando o país acima da média em Leitura, Ciências e Matemática.

O segundo painel do dia apresentou uma nova perspetiva da escola, com moderação de Cecília Santos, Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. João Couvaneiro deu início a esta nova visão com a apresentação de novos modelos e práticas pedagógicas. O professor finalista do Global Teacher Prize e especialista na integração das tecnologias em contextos educativos que a inovação no ensino tem de ser construída como um processo intencional, reflexivo, consciente, criativo e partilhado.

No painel da tarde, moderado por José Tomé, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro da Educação, o debate centrou-se numa Escola Inclusiva e aberta a todos. Intervieram Maria José Saragoça, DGE – Direção dos Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos, Clarisse Nunes, professora adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e Maria Cristina Simões, Professora de Educação Especial. A inclusão de aceitação de todas as crianças na escola foi defendida por todos os participantes, que apresentaram exemplos de sucesso, novas perspetivas e soluções para tornar o ensino adequado às especificidades da comunidade escolar, respeitando a sua diversidade.

A abertura das Jornadas da Educação – Lourinhã 2018 ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, que defendeu a promoção do Programa Intermunicipal “Aluno ao Centro”, celebrado em agosto de 2015, pela Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Entre outros, são objetivos deste programa: aumentar as intervenções que, de forma integrada e articulada, beneficiem as condições para o reforço da igualdade no acesso ao ensino; a melhoria do sucesso educativo dos alunos e o reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação, associado ao Projeto Educativo Estratégico Municipal.
No discurso, João Duarte de Carvalho revelou ainda que este ano letivo o Município da Lourinhã vai dispor de uma equipa com vários elementos, com o objetivo essencial de promover o sucesso escolar e fortalecer a relação entre três bases essenciais na vida da criança e do jovem: a escola, a família e a comunidade.

O presidente da Câmara Municipal da Lourinhã terminou garantindo o apoio total à educação e a toda a comunidade educativa.

As Jornadas de Educação – Lourinhã continuam amanhã, dia 12 de setembro, com um painel diurno onde serão debatidos temas como a “Flexibilidade Curricular” e as “Estratágias Pedagógicas e Recursos Educativos”. No painel noturno, que decorre na Escola Secundária Dr. Manuel da Costa Delgado, aborda-se a “Escola Positiva”, com Alfredo Leite e Carlos Neto.

No dia 13 de setembro, quinta-feira, está ainda marcado um painel noturno, acerca da “Parentalidade Psitiva”, com Mário Cordeiro e Isabel Pina. As inscrições podem ser feitas até amanhã, através do formulário online disponível aqui.



  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2018 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.