Jornadas da Educação superam expetativas

14-09-2018
Jornadas da Educação superam expetativas
De 11 a 13 de setembro realizaram-se as primeiras Jornadas da Educação da Lourinhã, com uma adesão superior à esperada e que deixa no corpo docente, autarquia e toda a comunidade escolar, uma verdadeira esperança de mudança no ensino.

José Tomé, vereador com o pelouro da educação e vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, fez um balanço final da iniciativa e mostrou-se satisfeito com os resultados e o envolvimento de todos, desde assistentes operacionais, a professores e encarregados de educação.

“Depois destas jornadas, temos de levar o que foi dito à prática e pensar que se depois do que ouvimos ao longo destes dias nada mudar, fica em nós um vazio”, começou por dizer o responsável autárquico na sessão de encerramento, que decorreu no Auditório da AMAL, com um debate em torno da “Parentalidade Psitiva”, onde participaram Isabel Pina (psicóloga e representante da Escola Parentalidade e Educação Positiva Magda Dias) e Mário Cordeiro (Pediatra e professor).

“Vamos procurar ser diferentes, procurar conseguir fazer coisas que tornam a escola mais apelativa para as crianças e jovens. Estou convencido que existe essa disponibilidade por parte dos professores. Este trabalho, no sentido de modificar as coisas, tem de continuar, e se cada um aceitar este processo de mudança, as nossas crianças e jovens poderão ter uma nova expressão para adquirirem conhecimentos”, reforçou José Tomé.

“É um trabalho de todos, de professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e autarquia. E a autarquia tem de assumir essa responsabilidade, no sentido de, dentro dos parâmetros enquadráveis e sem estar a assumir um papel que cabe estritamente aos professores, mostrar disponibilidade de ir ao encontro daquilo que são necessidades que possam pôr em prática mudanças naquilo que são as aprendizagens das crianças e dos jovens. E é por aí que queremos ir, garantidamente”, concluiu o vice-presidente do Município da Lourinhã.

As Jornadas da Educação contaram com a participação de cerca de 500 pessoas, entre educadores, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação. O programa, vasto e variado, centrou-se em torno da apresentação de projetos inovadores dentro do ensino em Portugal e também numa visão de mudança em relação aos métodos tradicionais de ensino.

Estas Jornadas da Educação no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região Oeste (PIICIEO) – “Aluno ao Centro” e resultaram de uma parceria entre o Município da Lourinhã e os Agrupamentos de Escolas do concelho.