Jornadas da Saúde e do Bem Estar promovem visitas guiadas e cinema documental

15-05-2019
Jornadas da Saúde e do Bem Estar promovem visitas guiadas e cinema documental
A 5ª edição das Jornadas da Saúde e do Bem Estar surge com uma programação mais leve e diferenciada relativamente às edições anteriores. O principal objetivo é sensibilizar e despertar consciências para a saúde e para estilos de vida alternativos.

Desta forma, o Município da Lourinhã organizou visitas guiadas gratuitas e abertas a toda a população aos Museus da Farmácia e da Saúde e às Fábricas da Matutano e Sumol+Compal. Na programação surge ainda um ciclo de cinema documental, que levará o público a conhecer estilos de vida alternativos, novos hábitos alimentares e até problemas ambientais.

|| Quanto às VISITAS GUIADAS, estão agendadas da seguinte forma:

25 maio 2019 (sáb) – Museu da Farmácia, Lisboa (A)
Partida às 13h30 / Visita às 15h00 / Chegada às 18h00

29 maio 2019 (qua) – Museu da Saúde, Lisboa (B)
Partida às 9h15 / Visita às 11h00 / Chegada às 17h00
Almoço e tarde livre na zona de Belém. Regresso pelas 16h00

05 junho 2019 (qua) – Museu da Farmácia, Lisboa (B)
Partida às 9h15 / Visita às 11h00 / Chegada às 17h00
Almoço e tarde livre na zona de Belém

12 junho 2019 (qua) – Visita à Fábrica da Matutano, Carregado (A)
Partida às 9h15/ Visita às 15h00 /Chegada às 18h00
Paragem em Arruda dos Vinhos para passeio livre e almoço

19 junho 2019 (qua) – Visita à Fábrica da Sumol+Compal, Almeirim (A)
Partida às 10h00 / Visita às 14h30 /Chegada às 18h00
Paragem em Almeirim para passeio livre e almoço

Inscrições: por telefone através do número 261 410 178 ou para o email assuntos.sociais@cm-lourinha.pt (limitadas aos lugares disponíveis)
Dados para inscrição: nome completo, data nascimento, NIF (Número de Identificação Fiscal), contacto. 
* Todas as inscrições serão confirmadas através de contacto via email ou telefone e caso exista alguma alteração no horário de partida, todos os inscritos serão avisados

(A) mínimo 12 anos, desde que acompanhado por adulto
(B) mínimo 16 anos, desde que acompanhado por adulto

*Transporte: incluído em autocarro municipal, com partida/chegada na Rodoviária da Lourinhã.
**Refeições: Livres, nas imediações em zona de restauração ou farnel


|| Quanto ao CICLO DE CINEMA DOCUMENTAL, organiza-se em sessões duplas gratuitas para todos os documentários (14H30 e 21H30), que se realizam no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com a seguinte calendarização:

23 MAIO (QUI) - A PLASTIC OCEAN, DE CRAIG LEESON 



Este documentário (“Oceano de Plástico", em português) começa quando o jornalista Craig Leeson parte à procura da grande, mas evasiva, baleia azul, e acaba por acidentalmente descobrir resíduos plásticos no que deveria ser um oceano límpido e intocável. Neste documentário de aventura, Craig alia-se à mergulhadora de estilo livre Tanya Streeter e a uma equipa internacional de cientistas e investigadores, viajando para vinte locais diferentes ao longo de quatro anos, de forma a explorarem o estado frágil dos nossos oceanos, descobrir factos alarmantes sobre a poluição do plástico.

30 MAIO (QUI) - BUGS, DE ANDREAS JOHNSEN 



Desde 2013, quando a ONU apontou os insetos comestíveis como uma poderosa arma no combate à fome, estes animais são vistos com bons olhos tanto por cozinheiros quanto por ambientalistas e cientistas da saúde pública. Para tirar a prova, uma equipe dinamarquesa formada por chefs e pesquisadores viajou o mundo conversando com algumas das duas milhões de pessoas que já aderiram à iguaria. Este documentário é uma verdadeira aventura entre delicadas sobremesas à base de formigas gigantes, gafanhotos comestíveis que podem causar cegueira momentânea e ceviches de abelha.

6 JUNHO (QUI) - WASTED WASTE, DE PEDRO SERRA



Realizado por Pedro Serra, Wasted Waste é um documentário sobre "estilos de vida individuais com repercussões conscientes no coletivo". Aborda estilos de vida como o freeganismo, que pode ser caraterizado como uma espécie boicote ao capitalismo, com o objetivo primordial de diminuir o impacto causado no meio ambiente. Estabelece-se rejeitando qualquer forma de exploração humana e animal. Os seus adeptos fazem-no através do consumo limitado e consciente de recursos. Uma celebração da vida e da sustentabilidade, porque na Natureza não existe desperdício mas sim um todo constituído de variáveis interdependentes, cada uma com o seu efeito causa-reação.

11 JUNHO (TER) - QUE ESTRANHA FORMA DE VIDA, DE PEDRO SERRA 



É um documentário totalmente independente, realizado e produzido pelo jovem realizador Pedro Serra. O filme, de praticamente 1 hora e 50 minutos, mostra-nos três comunidades sustentáveis e auto-suficientes de Portugal (Cabrum e Tamera) e Espanha (Cooperativa Integral Catalana) e já esteve em exibição em festivais nos Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Croácia, Estónia e Roménia e cativou o interesse dos vários públicos por este tema. Pedro Serra e a equipa de filmagens passaram uma semana em cada comunidade, com a equipa diminuída ao máximo para não interferir com as pessoas das respetivas comunidades. Tanto Pedro Serra como a equipa conviveram de perto com o dia-a-dia dos habitantes e experimentaram refeições com produtos biológicos, música e várias atividades: “formas de vida paralelas à sociedade tal como a conhecemos”.

13 JUNHO (QUI) - DYING TO LIVE, DE RICHARD TODD



Dying to Live é um documentário sobre transplantes de órgãos na Austrália. O produtor e diretor Richard Todd, natural de Margaret River, na Austrália Ocidental, é conhecido pelos seus documentários, alguns deles premiados, como é o caso de Frackman e God Made Them Blind. O produtor Ben McNeill é de Brisbane, tendo trabalhado em grandes filmes de Hollywood, como Thor: Ragnarok, Piratas das Caraíbas, San Andreas e Unbroken. A produtora executiva é a vencedora do prémio Walkley, Janine Hoskin. O principal objetivo do filme foi ajudar a aumentar o número de australianos inscritos no registo oficial de órgãos e tecidos.

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.