Laboratório de dança, teatro e dramaturgia focado na consciencialização política

14-05-2019
O Município da Lourinhã promove entre os dias 27 de maio e 1 de junho um laboratório de dança, teatro e dramaturgia, intitulado "Assembleia", ministrado por Rui Catalão, e focado na consciencialização política.

O objetivo do projeto Assembleia é consciencializar o público (a comunidade) para a dimensão política da vida comum respondendo a questões como: até que ponto a vida privada depende de decisões tomadas no domínio público? A que nível é que a saúde da vida pública depende do envolvimento da comunidade e dos compromissos por ela assumidos? Que ações e estratégias são permitidas a uma comunidade, quando ela se assume como ponte entre os problemas concretos das pessoas, e a classe política que a representa nas suas diversas instituições? Qual é o território em que uma comunidade pode actuar informalmente, sem estar dependente das instituições?

Rui Catalão apresentou em 2017 este laboratório de teatro, dança e dramaturgia, intitulado “Assembleia”, que no final se transforma numa peça em que o próprio publico é convocado para debater assuntos que interessam à comunidade. O laboratório divide-se em 5 sessões, que se realizam entre os dias 27 e 31 de maio, das 18H00 às 21H00.

A participação no laboratório é gratuita e limitada a 15 participantes, que devem inscrever-se através do email cultura@cm-lourinha.pt. O espetáculo final é apresentado dia 1 de junho, às 21H00, aberto ao público mas com lotação limitada a 40 participantes, que devem igualmente inscrever-se através do email acima mencionado.

O Auditório da AMAL, na Lourinhã, recebe todas as sessões e o espetáculo final.