Lourinhã acolhe entrega de kits de educação ambiental a alunos da Região Oeste

09-01-2019
Lourinhã acolhe entrega de kits de educação ambiental a alunos da Região Oeste
O Polidesportivo Municipal da Lourinhã recebeu esta manhã uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde, que promoveu a entrega de kits de educação ambiental a alunos dos 12 municípios da Região Oeste.

A abertura ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, que frisou o facto da cerimónia ter acontecido no concelho, destacando que o evento "vai ao encontro das políticas públicas que o município tem desenvolvido nos últimos anos ao nível da sensibilização ambiental e que tem transformado a Lourinhã numa referência regional e nacional".

"O caminho que a Lourinhã tem seguido nos últimos anos confunde-se com o caminho que os municípios da OesteCIM têm seguido e que tornam toda a região oeste numa referência nacional no que toca a políticas públicas ambientais", concluiu.

Em linha com o Acordo de Paris e com o compromisso de neutralidade carbónica, o Oeste aposta desta forma na sensibilização e consciencialização dos mais jovens para a reciclagem de resíduos, confirmando o seu posicionamento entre aqueles que assumem a liderança no combate às alterações climáticas. Esta entrega dos kits de educação ambiental aconteceu no âmbito do Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro e Oeste Circular, e dirigiu-se a uma turma do 4º ano de cada um dos 12 municípios, que se fizeram representar pelos próprios presidentes ou vereadores em regime de permanência.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, destacou as funcionalidades do kit ambiental entregue simbolicamente às 12 turmas presentes e que irá agora ser distribuído pelos restantes alunos da Região Oeste.

"Vão aprender a reciclar. Não quer dizer que não reciclem já, espero que sim, e que digam aos pais e aos avós que é importante separar, pelo planeta. Por outro lado, neste kit também vamos aprender a nossa região, onde se situa cada localidade e o que a define, turisticamente e não só", frisou.

Os alunos presentes assistiram depois à peça de teatro "Em busca do Depositrão Perdido", que sensibilizava através de personagens como uma pilha, para a importância da separação do lixo.

A Câmara Municipal da Lourinhã ofereceu ainda um vaso, com um loureiro, a cada uma das crianças que participaram nesta ação.