Lourinhã celebra Semana Europeia da Mobilidade aliando o exercício às questões ambientais

16-09-2019
A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) celebra-se entre hoje, dia 16 de setembro, e domingo, dia 22 de setembro, sob o mote “Caminhar e Pedalar em Segurança”. Este ano, o objetivo é o de evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz benefícios, tanto para a saúde como para o ambiente. Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os corações e corpos saudáveis.
Por esse motivo, o Município da Lourinhã aliou o exercício físico às questões ambientais e promove neste âmbito duas atividades de caráter desportivo e duas de limpeza de praias, associando o ato de caminhar pela praia ao de alertar para a importância de manter o areal e o oceano livres de resíduos.

A SEM celebra em 2019 a 18.ª edição e integra ainda na sua programação a 20.ª edição do Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), que pretende dar ênfase à multimodalidade através do slogan “Caminha Connosco”.

O Município da Lourinhã, que participa na SEM desde as suas primeiras edições, assinala assim a participação nesta iniciativa com a divulgação de atividades no contexto da mobilidade sustentável, de modo a proporcionar o exercício físico no nosso dia-a-dia.

Entre as atividades, sugere-se:

18 de setembro \\ LOURINHÃ NIGHT RUN - Caminhada noturna, de adesão espontânea, que visa promover o bem-estar e a própria vivência do território, num registo desportivo informal e descontraído que vai, decerto, primar pela partilha e interação.
CONCENTRAÇÃO: Jardim N. Sr. dos Anjos, Lourinhã
INÍCIO: 21H00
INFO: desporto@cm-lourinha.pt

21 de setembro \\ Dia Internacional de Limpeza Costeira - Este projeto consiste numa ação de limpeza de lixo marinho organizado pela Fundação Oceano Azul, tendo como objetivo alargar o número de grupos e de voluntários existentes de norte a sul de Portugal envolvidos nas ações de limpeza.
Para assinalar o dia a Lourambi - Associação para a Defesa do Ambiente do Conselho da Lourinhã em parceria com o Município da Lourinhã, e com o apoio da Fundação Oceano Azul, irá realizar uma ação de limpeza.
LOCAL A LIMPAR - Praia da Peralta -10H00
INFO: fsilva@oceanoazulfoundation.org // www.oceanoazulfoundation.org

22 de setembro \\ PROJETO "MÃOS Á OBRA" - Projeto solidário que partiu da ideia de uma jovem, Inês Durão, e consiste na limpeza geral de Portugal (inteiro) ao mesmo tempo, entre as 10h e as 18h, num ato de preocupação ambiental crescente a nível global.
LOCAIS A LIMPAR
- Praia do Areal (10H, ponto de encontro: Em frente ao restaurante 100PRATUS);
- Praia da Areia Branca (10H, ponto de encontro: Em frente ao restaurante 100PRATUS);
- Ribamar (15H, ponto de encontro: Praça Largo da Igreja);
*ação tem a duração de 3 horas em cada um dos locais
INFO: www.https://maosaobraportugal.com

29 de setembro \\ 15ª CAMINHADA "ROTA DOS DINOSSAUROS" - Tem como objetivo aliar o bem-estar físico com a fruição da natureza. Este ano, contabiliza a decima quinta edições. Por motivo de agenda municipal irá realizar-se no dia 29 de Setembro, esta iniciativa tem início marcado para as 09h00, compreende o trajeto Lourinhã - Forte Paimogo.
INFO: desporto@cm-lourinha.pt

Mais info sobre a SEM e a lista de participantes em Portugal aqui