Lourinhã e Torres Vedras celebram VII Semana da Visão

28-10-2019
Lourinhã e Torres Vedras celebram VII Semana da Visão
O Serviço de Apoio à Deficiência Visual (SADEV) do Município da Lourinhã e o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual (GADV) do Município da Torres Vedras unem-se mais uma vez para celebrar a Semana da Visão, com atividades entre os dias 28 e 31 de outubro, no sentido de sensibilizar para a deficiência visual, através da realização de várias atividades junto da comunidade, como rastreios visuais, ações de sensibilização sobre a deficiência visual, atividades desportivas e culturais.

A esta celebração junta-se ainda o 6.º aniversário do GADV que, há cerca de dois anos, recebeu o SADEV através de uma parceria informal e, desde então, uniu os territórios da Lourinhã e de Torres Vedras nesta causa.

A programação é vasta, com o Município da Lourinhã a promover no concelho a ação de sensibilização "Restaurantes +", que consiste na distribuição de um Guia de Atendimento a Clientes com Deficiência Visual (clique para aceder). A ação vai decorrer entre amanhã e quinta-feira, em alguns restaurantes do concelho, que irão ter a oportunidade de receber este guia das mãos de deficientes visuais. Os estabelecimentos que tenham interesse em receber o SADEV futuramente, de forma a terem aconselhamento no atendimento, devem contactar o serviço através do email assuntos.sociais@cm-lourinha.pt.

As restantes atividades desta VII Semana da Visão realizam-se no concelho de Torres Vedras, com o apoio do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias e o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira - enquanto Escolas de referência para alunos cegos e de baixa visão - e a Pax Óptica. Os utentes lourinhanenses participam no Encontro/Convívio, realizado no âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras, e ainda no Jantar às Cegas, que se realiza quarta-feira, é aberto a toda a comunidade, e exige marcação prévia através do seguinte contacto: 261 098 087. Este jantar proporciona à comunidade em geral a experiência de uma refeição de olhos vendados, de forma a contactarem com a realidade diária de um deficiente visual.

Programação completa:

Dia 28/10 (segunda-feira)

15h00 | Oficina de Braille | Fernando Martins
Professor de Educação Especial AEPVM
Destinatários: Comunidade | Local: Labcenter

20h00 | Encontro/Convívio | Festas da Cidade
Destinatários: Utentes e Familiares do GADV | Local: Pavilhão Multiusos

Dia 29/10 (terça-feira)

11h00 | Apresentação de Produtos de Apoio para Pessoas com Baixa Visão
João Ferreira | Zona Óptica | Destinatários: Comunidade
Local: GADV, Praça 25 de abril, nº 12, Torres Vedras

15h30-17h00 | Ação de sensibilização “Restaurantes +”