Lourinhã e Torres Vedras recebem 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau de 15 a 30 de junho

05-06-2019
A Agência de Desenvolvimento Costeiro ECOCOAST e do Grupo de Ação Local ecoMAR promove a 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau, entre os dias 15 e 30 de junho, nos estabelecimentos aderentes dos concelhos de Lourinhã e Torres Vedras. A iniciativa vai decorrer em 17 restaurantes da área costeira dos Municípios da Lourinhã e de Torres Vedras, todos eles devidamente identificados e onde o consumidor encontrará sempre um prato dedicado ao carapau, de cariz tradicional ou com uma abordagem contemporânea.

O evento conta com o apoio dos Municípios da Lourinhã e de Torres Vedras e da plataforma online Zomato, que integrará uma “coleção” específica dedicada ao evento, quer na sua aplicação (app) quer no seu site.

O objetivo desta 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau é essencialmente o de sensibilizar o público em geral para o consumo deste peixe, uma espécie abundante na nossa costa, de elevada qualidade e de grande valor nutritivo.

A iniciativa tem enquadramento numa campanha nacional intitulada “Carapau é boa onda!”, levada a cabo pela DOCAPESCA, sendo esta entidade também parceira da iniciativa.

Esta ação promove o carapau como sendo um peixe saudável, saboroso, que pode ser confecionado de diversas formas. O carapau é, ainda, um peixe com um valor acessível, ao alcance de todos e que pode ser consumido sem restrições pois não está comprometida a sua disponibilidade de stock.

Segundo a DOCAPESCA o carapau pode ser considerado um “verdadeiro peixe português, porque representa o que o nosso País tem de melhor: o mar, a genuinidade, a tradição, os sabores intensos, os bons momentos à mesa e a popularidade”.

Considera-se que esta quinzena, dedicada à promoção do carapau, pode traduzir-se numa mais-valia para o território, promovendo o tecido empresarial local, bem como valorizando uma espécie que não se encontra em risco, nem com quotas à sua captura, e que contém nas suas propriedades nutricionais diversos benefícios.

CONSULTE AQUI OS RESTAURANTES ADERENTES