Lourinhã integra presidência da Rede de Autarquias Participativas

26-12-2019
Lourinhã integra presidência da Rede de Autarquias Participativas
A Rede de Autarquias Participativas elegeu a nova presidência no início de dezembro e, apesar de existir apenas uma lista candidata, surgiram várias novidades nesta nova direção, entre elas o facto de a Lourinhã integrar a presidência, liderada pelo Município de Valongo, reconduzido no cargo.

A nova presidência da Rede de Autarquias Participativas, da qual o Município da Lourinhã é membro fundador, é composta ainda os municípios de Braga, Guimarães, Lagoa - Açores, Funchal, Fundão, Odemira, Mealhada, Lagoa - Algarve, bem como a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, de Sintra.

Entre as novidades, destacam-se alguns pontos, como:

- uma composição mais alargada, passando dos atuais cinco membros para onze, reforçando, assim, a representatividade deste órgão;

- uma maior cobertura do território nacional, garantindo a presença de autarquias de todas as regiões continentais, bem como dos Açores e da Madeira;

- a entrada, pela primeira vez, de um representante das Freguesias, diversificando e enriquecendo a composição deste órgão.

A Presidência agora eleita entra em funções a 2 de janeiro de 2020, assumindo o compromisso para os próximos dois anos, de reforçar os espaços e os mecanismos de democracia participativa ao nível das estruturas do poder local em Portugal.

Durante os primeiros dias do novo ano será apresentado publicamente um Plano de Atividades para o mandato. Este beneficiará dos contributos dos diferentes membros, através do exercício de avaliação da Rede, que se encontra atualmente a decorrer.

São várias as novidades esperadas para 2020, entre as quais destacamos o facto da Secretaria Técnica passar a ser coordenada pela Oficina, que se apresenta como um espaço de construção e desconstrução de realidades e uma equipa especializada e dedicada à prestação de serviços de consultoria nas áreas do planeamento, da avaliação e da promoção da democracia participativa.