Lourinhã mantém praias com Bandeira Azul

21-05-2020
Lourinhã mantém praias com Bandeira Azul
O Município da Lourinhã mantém a atribuição do galardão Bandeira Azul, para as praias de Areia Branca, Areal Sul e Porto Dinheiro, para a corrente época balnear.

A atribuição deste galardão cabe à Foundation for Environmental Education, sendo anunciada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, obedecendo a 4 critérios:

- Informação e Educação Ambiental; 
- Qualidade da Água; 
- Gestão Ambiental e Equipamentos; 
- Segurança e Serviços.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, que distingue o esforço em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

As bandeiras serão hasteadas após vistoria oficial, em data a agendar com as entidades (Município da Lourinhã, Agencia Portuguesa do Ambiente, Turismo de Portugal, Delegação de Saúde e Capitania do Porto de Peniche).

No que respeita ao galardão Praias com Qualidade de Ouro, aguarda-se pela comunicação da QUERCUS.

Quanto às medidas a implementar nas praias, aguarda-se pelas recomendações para a elaboração do plano e sinalética para as praias do concelho.

As atividades de educação ambiental previstas para as praias, irão também ser adequadas às circunstâncias excecionais que atravessamos, resultantes da COVID-19