Lourinhã recebe iniciativa “Café Memória Faz-se à Estrada”

01-10-2019
Lourinhã recebe iniciativa “Café Memória Faz-se à Estrada”
Com o objetivo de chegar a quem vive fora dos grandes centros urbanos, a iniciativa “Café Memória Faz-se à Estrada” chega mais uma vez à Lourinhã, para informar e sensibilizar sobre demências e problemas de memória, de forma descontraída e informal.

Depois do sucesso que o Café Memória tem tido nos últimos 6 anos, a Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lançaram esta vertente itinerante do projeto, de forma a percorrerem as estradas de Portugal e chegarem às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos, com o Café Memória Faz-se à Estrada.

As sessões itinerantes da Lourinhã acontecem nos dias 14 e 18 de Outubro, das 14H30 às 16H30, no Villa Park Café - Lourinhã, com o apoio do Município da Lourinhã.

A participação nesta sessão é gratuita mediante inscrição prévia através do contacto telefónico 261 410 178.

O Café Memória foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária na área das demências, com o objetivo de complementar a resposta técnica. Conta atualmente com 20 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local. Destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores e concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.

Visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado.

As sessões itinerantes que vão decorrer na Lourinhã têm um formato idêntico às sessões do Café Memória, com uma duração de 2 horas. Estas sessões incluem o acolhimento individual de cada um dos participantes, uma dinâmica de apresentação, seguida de uma pausa para café para promover o convívio entre todos. Termina-se com a apresentação do tema “Vamos falar sobre o bem-estar dos cuidadores das pessoas com demência”por dois técnicos que conduzem a sessão.