Mãos à Obra! Município da Lourinhã apoia iniciativa nacional de limpeza

06-09-2019
Mãos à Obra! Município da Lourinhã apoia iniciativa nacional de limpeza
O objetivo é “recolher o máximo de lixo” possível em todo o país, numa iniciativa que sai à rua no dia 22 de setembro, às 10H00, de norte a sul e ilhas, e passa também pelas praias da Areia Branca e Areal Sul e pela localidade de Ribamar (a partir das 15H00). Neste momento, o projeto Mãos à Obra já tem mais de 140 grupos organizados a nível nacional, em locais distintos, e destaca-se pelo facto de ter sido idealizado por jovens, com o objetivo de sensibilizar todas as faixas etárias para esta problemática.
O projeto Mãos à Obra foi criado por Inês Durão, que tem em mente levar grupos de diferentes partes do país a juntarem-se para limpar a sua zona de residência, no mesmo dia, à mesma hora. Os materiais que se pretende recolher são recicláveis (plástico/metal, papel/cartão e vidros) e indiferenciados (beatas).

Com início marcado para as 10H00, a ação de limpeza segue um roteiro criado pelos representantes de cada zona, que decidem também a hora de término da ação. No nosso concelho, temos três representantes da iniciativa, são eles: Inês Gomes, Madalena Ramalho e Yurii Pavlyuk. Três jovens universitários, com idades compreendidas entre os 19 e os 23 anos, estudantes de Engenharia Biológica, Dietética e Nutrição e Automação, Robótica e Controlo Industrial, respetivamente. Inês Gomes é a mais experiente no que toca a voluntariado, tendo já colaborado com a Just a Change, uma IPSS que reabilita casas de pessoas carenciadas com recurso a trabalho voluntário.
Os três representantes da Lourinhã vão assim liderar três equipas distintas, que passam por três locais:

- Praia do Areal (10H, ponto de encontro: junto ao apoio de praia da Praia do Areal)
- Praia da Areia Branca (10H, ponto de encontro: Em frente ao restaurante 100PRATUS)
- Ribamar (15H, ponto de encontro: Praça Largo da Igreja)
* ação tem a duração de 3 horas em cada um dos locais

Neste momento, a equipa da Lourinhã tem já 34 voluntários confirmados e mais 30 pessoas interessadas e em contacto para participarem nestas ações de limpeza. Caso queiras participar, só tens de pesquisar por “Mãos à Obra Lourinhã” no Facebook ou adicionares no instagram o utlizador https://www.instagram.com/lourinhamaosaobra/. Lá, encontras um link para um chat no Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/invite/INPUXvQez1V2FwbuWb6bRE - onde te irão esclarecer todas as dúvidas e onde podes manifestar o teu interesse em juntares-te à iniciativa.

O Município da Lourinhã vai fornecer material de recolha para todos os voluntários, dar todo o apoio na segurança dos participantes e ainda na logística de encaminhamento dos resíduos dos locais de recolha para tratamento.

Os mentores da iniciativa justificam o dia escolhido com o facto de, até 15 de Setembro, as Câmaras Municipais “serem responsáveis pela limpeza das praias e ruas”, uma vez que é o limite da época balnear. Assim, decidiram, esperar para quando não houvesse ninguém a fazê-lo.

Os principais locais que neste momento estão referenciados para receber o projeto Mãos à Obra são: Amares, Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Carcavelos, Chaves, Esposende, Estremoz, Famalicão, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Malveira, Monção, Montemor-o-Novo, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Peniche, Póvoa de Lanhoso, Santarém, São Miguel, Seixal, Torres Vedras, Valença, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Viçosa. Mas o número de cidades aumenta diariamente...podes consultar o mapa disponibilizado no site oficial www.https://maosaobraportugal.com/ .

O objetivo da mentora do projeto é que a iniciativa se repita, com frequência ainda por definir, mas com o objetivo bem vincado: recolher o máximo de lixo, de norte a sul do país e ilhas, tornando Portugal mais limpo.

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.