Município da Lourinhã apoia Semana Europeia da Mobilidade

14-09-2018
Município da Lourinhã apoia Semana Europeia da Mobilidade
O Município da Lourinhã apoia a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que se realiza entre os dias 16 e 22 de setembro.

Este ano a iniciativa, que vai para 17.ª edição e inclui ainda a 19.ª edição do Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), pretende dar ênfase à multimodalidade através do slogan "Combina e Move-te!".

O Município da Lourinhã, que participa na SEM desde as suas primeiras edições, assinala a participação nesta iniciativa com a divulgação de atividades no contexto da mobilidade sustentável e com medidas permanentes que sensibilizam para o uso de transportes sustentáveis.

Entre as atividades, sugere-se:
- a oportunidade dos munícipes experimentarem a utilização de numa viatura 100% elétrica, movida a energia limpa, por um período de duas horas. Tendo como objetivo a demonstração do uso das energias renováveis e das tecnologias inteligentes nos transportes públicos em ambiente urbano, através do uso gratuito de um veículo 100% elétrico com abastecimento solar;
- passeio pedestre - Passeio da Memória | 14ª Caminhada Rota dos Dinossauros.
- a utilização de modos suaves de mobilidade, tais como bicicleta, andar a pé e a utilização de transportes coletivos e partilha coletiva de automóvel.

Como medidas permanentes, o Município destaca, no âmbito da Pedonalização, a melhoria de infraestruturas (pavimentos e passadeiras) e no âmbito das Acessibilidades, a eliminação de barreiras arquitetónicas, rebaixamento de passeios.