Município da Lourinhã apresenta Rota Renascentista do Património Histórico Religioso Local

18-10-2019
O Município da Lourinhã associa-se como habitualmente ao Dia dos Bens Culturais e da Igreja (DBCI) e, na prossecução do objetivo de promoção do conhecimento e divulgação do território e do seu imenso e diversificado património - natural, histórico, arquitetónico, artístico, religioso - apresenta em edição online A Rota Renascentista do Património Histórico Religioso Local.
Consulte aqui o documento

Esta rota, desenvolvida no âmbito do Projeto Oeste Sagrado, da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), será dinamizada brevemente em parceria com o Centro de Estudos Históricos, que supervisionou a edição, com o Museu da Lourinhã, com a Paróquia/Vigararia da Lourinhã e as várias fábricas da Igreja representadas.

O DBCI celebra-se este ano entre os dias 17 e 20 de outubro, sob o tema "O Destino das Pedras". Esta é uma iniciativa anual do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja da Conferência Episcopal Portuguesa, que promove o envolvimento das instituições com atuação na área do património cultural, dentro e fora do âmbito eclesiástico.

É indiscutível que o Património Religioso mantém um papel de reconhecido valor cultural e de união social, e a quantidade, qualidade e especificidade dos Bens Culturais da Igreja impõem, cada vez mais, a construção de diálogos e de ações amplas e concertadas entre a comunidade religiosa, a comunidade civil e a comunidade científica, potenciadoras de proteção material e valorização cultural. O tema escolhido para esta 9ª edição DBCI recupera as palavras do Papa Francisco "Deus já não habita aqui?" - passagem do Livro dos Macabeus sobre o destino das pedras de um antigo altar – e dá o mote para a reflexão, adaptação aos novos desafios sociais e culturais e para a dinamização de iniciativas variadas, potenciadoras do desenvolvimento que se pretende.

A Rota Renascentista do Património Religioso da Lourinhã – inventariação e georreferenciação de exemplares simbólicos do Edificado Histórico Religioso Local - é um caminho com mais de 800 anos de história que percorre parte do concelho, da costa ao interior, e convida a descobrir e apreciar igrejas e capelas do séc. XIV, XV e XVI. Neste edificado sagrado, desvendam-se marcas de fé e memórias que, dando corpo à identidade e às tradições orais e festivas que caracterizam a Lourinhã e as suas gentes.

Bens Culturais da Igreja [newsletter@mailer.bensculturais.com]
www.bensculturais.pt