Município da Lourinhã apresenta filme “O Labirinto da Saudade” em homenagem a Eduardo Lourenço

30-12-2020
No próximo dia 15 de janeiro, às 21 horas, no Auditório Dr. Afonso Rodrigues Pereira, o Município da Lourinhã presta homenagem a Eduardo Lourenço, através da exibição do filme "Labirinto da Saudade", de Miguel Gonçalves Mendes, seguindo-se uma conversa, moderada por Sara Gonçalves, psicóloga clínica, com o realizador e o músico Noiserv, autor da banda sonora do filme.

"O Labirinto da Saudade”, adaptação da obra homónima, é um ensaio documental narrado pelo próprio Eduardo Lourenço que percorre os espaços da sua memória e da própria história e identidade portuguesa, em busca da resposta do que é, afinal, isto de se ser português.

Um grupo de amigos do professor Eduardo Lourenço que tiveram o privilégio de lhe serem próximos, dos quais se destacam António Ramalho Eanes, José́ Carlos de Vasconcelos, Luís Sequeira, Pilar Del Rio, entre outros, decidiram celebrar a sua vida e obra através da realização de um documentário cinematográfico que se constituísse como uma herança para as gerações vindouras.

Eduardo Lourenço é uma figura ímpar da cultura europeia e tornou-se uma referência obrigatória do pensamento filosófico português. A divulgação da sua obra é uma responsabilidade social e deve ser feita de forma a torná-la acessível a todos os públicos. Fazê-lo através da imagem cinematográfica, com a sua própria participação, deu a conhecer o escritor, o filósofo, o pensador e, por detrás de todos, o Homem simples que se apresentou como cada um de nós.

Os bilhetes estarão à venda a partir de dia 8, na Galeria Municipal da Lourinhã.