Município da Lourinhã apresenta programa municipal “Nadar é Fixe”

05-04-2018
Município da Lourinhã apresenta programa municipal “Nadar é Fixe”
Foi hoje apresentado o programa municipal de desenvolvimento da natação “Nadar é Fixe”, numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de membros do executivo, entidades parceiras – Associação Social e Cultural da Marteleira e Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, representantes das instituições que irão usufruir do mesmo e presidentes de junta de freguesia.

O arranque oficial será na próxima segunda feira, 9 de abril, altura em que as crianças do pré-escolar do concelho da Lourinhã, num total de 606, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, iniciam a prática da natação, de forma gratuita, ao abrigo deste programa, estando também assegurado o transporte das crianças.

O programa abrange, também, alunos do ensino básico e secundário, sendo que neste caso será conforme a disponibilidade dos próprios e mediante marcação com as instituições parceiras. A Câmara Municipal apoia no valor de 10,00 euros/mês sobre o valor total da mensalidade.

No decorrer da sessão, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, congratulou-se pela implementação deste projeto, agradecendo a todos os envolvidos por terem acreditado na sua viabilidade. O "Nadar é Fixe" vai ao encontro dos objetivos da constituição da DLBC ECOMAR, que prevê num dos seus indicadores, que 2.000 crianças dos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã, em idade escolar, adquiram competências aquáticas/náuticas até 2023.

No próximo ano letivo, o programa vai contar com a participação da Faculdade de Motricidade Humana, fruto de um protocolo com o Município, em que esta fará a avaliação de competências das crianças. José Tomé, vereador em regime de permanência, salientou esta situação, pois assim, a autarquia perceberá se o caminho delineado está a ter o resultado pretendido ou se há necessidade de reajustes.

As entidades abrangidas pelo programa são os agrupamentos de Escolas da Lourinhã e D. Lourenço Vicente, a Casa do Povo da Lourinhã, a Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, o Petiz e a ADAPECIL.

Aceda aqui ao flyer com as normas de participação.