COVID-19 - Município da Lourinhã avança com parceria local para produção de máscaras de proteção

24-03-2020
O Município da Lourinhã, em parceria com o cidadão Carlos Valeriano, técnico projetista de vestuário, está a desenvolver um projeto ímpar na Região Oeste, que permite começar a distribuir máscaras de prevenção à população. Estas máscaras são produzidas com Tecido Não Tecido (TNT) à base polipropileno, impedindo assim a passagem de partículas ou gotas de fluidos contaminados, tornando-as reutilizáveis se lavadas a 90 graus.

As máscaras estão a ser produzidas por 90 voluntários, entre eles alunos de Carlos Valeriano no curso socioeducativo de costura promovido pela Câmara Municipal da Lourinhã. As primeiras unidades produzidas destinam-se aos funcionários da Câmara Municipal da Lourinhã e das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e posteriormente estarão disponíveis para a população em geral. As máscaras serve de proteção para quem não se encontra contaminado ou em situação de risco, tendo por isso como principal objetivo evitar o contacto direto das mãos na face e a possível inalação de gotículas contaminadas.

Neste momento, o Município da Lourinhã está em condições de entregar 500 mascaras às juntas de freguesia, que irão articular a distribuição junto da população. A capacidade de produção é de 500 máscaras por dia, sendo que se pretende chegar num curto espaço de tempo às 1000 unidades diárias.

O Município da Lourinhã pediu parecer à Direção Geral da Saúde, através da delegada de saúde da Lourinhã que ao final do dia de hoje mostrou-se favorável à sua utilização.

Apela-se aos cidadãos que se queiram voluntariar para a produção destas máscaras que enviem um email para proteccaocivil@cm-lourinha.pt.